quarta-feira, abril 23, 2008

PONTO DE VISTA (Vantage Point)



Já faz algum tempo que vi o filme e demorei tanto a escrever a respeito que ele já começa a se apagar aos poucos da minha memória. PONTO DE VISTA (2008) foi em geral mal recebido pela crítica e por boa parte do público, mas embora eu tenha algumas restrições a alguns aspectos do filme, até que eu achei uma experiência no mínimo interessante e com um ritmo que não deixa a peteca cair em instante algum. Claro que Dennis Quaid copiando Jack Bauer e aquela patriotada toda são um pouco difíceis de engolir, mas tirando esses dois pontos negativos, diria que PONTO DE VISTA consegue inovar na forma, que nem é tão nova assim, mas que dentro de um filme policial hollywoodiano pode-se dizer que foge do lugar comum. E tendo em vista o fato de que os filmes policiais americanos andam passando por uma crise criativa - ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ e O GÂNGSTER são exceções -, a tentativa de inovar de Pete Travis, diretor que veio da tv, e do roteirista estreante Barry Levy deve ser levada em consideração.

A trama envolve um atentado ao presidente dos Estados Unidos quando o líder americano sobe num palanque para fazer um discurso de paz numa praça pública da cidade de Salamanca, na Espanha. O primeiro ponto de vista mostrado é o dos repórteres de televisão, que tentam, com suas várias câmeras cobrir o evento. O momento é de tensão e nota-se a preocupação dos guarda-costas do presidente, que parecem esperar um atentado a qualquer momento. Depois do tiro no peito do presidente (William Hurt) e de uma bomba que explode na praça, o relógio volta para o ponto inicial para nos mostrar outro ponto de vista. Dessa vez, o do guarda-costas Dennis Quaid, que ao lado do colega Matthew Fox, fazem parte do grupo de proteção de elite do presidente. Forest Whitaker é o cidadão comum que está passando férias na Espanha e filma o evento com uma câmera e Sigourney Weaver é a profissional de televisão do primeiro bloco.

Achei divertido o relógio voltando ao mesmo ponto diversas vezes (são oito os pontos de vista), mas senti que o público se sentiu um pouco incomodado ou cansado com esse recurso. Um dos mais interessantes pontos de vista e um dos mais aguardados é justamente o ponto de vista dos terroristas. Uma pena que depois que o filme se esgota nesses recursos transforma-se num policial convencional, com toques de 24 HORAS.

O estúdio teve de criar uma réplica da verdadeira praça da cidade de Salamanca numa cidade do México, já que foi considerado inviável pelas autoridades locais da cidade espanhola fechar a praça por três meses para a realização do filme. No mais, PONTO DE VISTA é um filme que procura passar o clima de paranóia que existe não apenas na sociedade americana, mas em todo mundo.

P.S.: E o blog hoje alcança a marca de meio milhão de visitantes!!

Nenhum comentário: