quinta-feira, abril 10, 2008

AWAKE - A VIDA POR UM FIO (Awake)



Fazendo uma dobradinha Hayden Christensen (não que ele mereça, é pura coincidência), AWAKE - A VIDA POR UM FIO (2007) é um suspense de um diretor estreante (Joby Harold) que conta com uma idéia até interessante, mas cujo desenvolvimento se mostra frágil e cheio de momentos ridículos. Ainda assim, como eu sou muito benevolente, diria que é um filme assistível. Além do mais, já fui ao cinema esperando ver um filme "meia-boca", como já sugeria o trailer e como já se suspeitava, levando em consideração a avalanche de filmes ruins que têm estreado no circuito mais comercial. Se eu morasse numa cidade grande, como São Paulo, e que oferecesse mais opções, provavelmente esse filme estaria descartado da minha lista. Porém, dentro das opções existentes em Fortaleza, até que me pareceu uma das opções mais atraentes. Sem falar que comparando com O OLHO DO MAL, o outro filme estrelado por Jessica Alba, esse me parecia menos ruim. E com a vantagem de possuir uma estória original.

O enredo lida com um jovem com problemas cardíacos (Christensen) que prefere ser operado por seu amigo médico, interpretado por Terrence Howard, do que seguir os conselhos da mãe super-protetora (Lena Olin), que é rica o suficiente para conseguir o melhor e mais caro cardiologista do país. Achei estranha e cruel a cena em que Howard conta para o protagonista como será o processo de transplante do coração e ainda lembrando que mesmo que a cirurgia seja um sucesso, a pessoa que tem o coração transplantado pode precisar de um novo transplante em cerca de dez anos - dado que eu não sabia e não sei se é verdadeiro. Quanto a Jessica Alba, ela é a namorada do rapaz, que trabalha como secretária da mãe dele. Os dois mantêm um caso secreto, pois falta a ele coragem para contar para a mãe sobre sua relação com a moça. Quando se inicia a cirurgia, algo muito estranho começa a acontecer com o rapaz. Apesar de ele ter sido submetido a uma anestesia geral, ele sente e ouve tudo que passa ao redor, como as vozes dos médicos e dos assistentes e o pior: as dores do bisturi cortando a sua carne.

Pra quem viu o trailer, isso não é nenhuma novidade. A surpresa acontece depois, durante a cirurgia e que não merece ser contada para não estragar o pouco de interesse que eu possa ter provocado em quem leu a sinopse acima e achou o enredo intrigante. E realmente é. Dizem que o fato de o paciente se manter acordado, ainda que paralisado, durante uma anestesia geral já aconteceu de verdade, mas é um fenômeno raríssimo. É por isso que apesar de eu achar que AWAKE despenca bastante do meio para o final, ainda prefiro ver um filme que aborda uma idéia original do que esses remakes que andam fazendo de tudo quanto é filme, como o já citado O OLHO DO MAL, refilmagem de THE EYE - A HERANÇA, que eu nem tive coragem (nem tempo) de ver. E pra semana que vem, está agendado mais um remake: o do terror tailandês ESPÍRITOS - A MORTE ESTÁ AO SEU LADO, que pelo menos conta com um diferencial: o de ser dirigido por um cineasta japonês filmando nos Estados Unidos, o que pode fazer alguma diferença. A refilmagem recebeu o título brasileiro de IMAGENS DO ALÉM. Mais genérico, impossível.

Nenhum comentário: