sábado, fevereiro 16, 2008

ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ (No Country for Old Men)



E depois de duas semanas de atraso em relação aos cinemas do sul, aporta em Fortaleza junto com SANGUE NEGRO, de Paul Thomas Anderson, o festejado ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ (2007), dos irmãos Joel e Ethan Coen. Sabia que chegaria nem que fosse no fim de semana do Oscar. E, pra variar, é mais um filme que eu ouço comentários de desaprovação do público ao final da sessão. Deve ser principalmente por conta do final: sem cartase, sem mostrar uma cena que seria crucial num filme mais convencional e fechando com um monólogo enigmático. A falta no corpo do filme do confronto final entre Llewelyn Moss (Josh Brolin) e a "encarnação do mal" Chigurh (Javier Bardem) também causou em mim certa frustração, mas ao mesmo tempo esse sentimento de perda é compensado com o olhar de compaixão do velho xerife Ed Tom (Tommy Lee Jones) para com a esposa de Llewelyn, provavelmente ainda em momento de negação. Bom, sei que esse início do post está cheio de spoilers, além de um pouco incompreensível para quem não viu o filme, mas acho que resolvi começar a escrever sobre o que ficou mais fresco em minha memória. Mas agora me lembro das execuções de Chigurh, de sua arma de ar comprimido (usada para abater gado), das sensacionais seqüências de suspense e ação - há até uma cena de perseguição envolvendo um cachorro num rio -, entre outras cenas e diálogos geniais. Por isso, não resta dúvida: os irmãos Coen cometeram mesmo a sua obra-prima.

Josh Brolin finalmente ganha um papel memorável e dessa vez como protagonista, depois de uma carreira basicamente como coadjuvante. Ele era sempre aquele rosto familiar, o sujeito que a gente conhecia de algum filme e não lembrava de seu nome. Agora as coisas mudaram com ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ, onde ele desempenha o papel de um ex-combatente do Vietnã que encontra no deserto do Texas uma maleta com dois milhões de dólares, fruto de uma negociação com drogas que não deu certo e resultou em tiroteio e a morte de todos os envolvidos. E a maleta com o dinheiro sujo e sua repercussão na vida de várias pessoas fez com que o filme fosse comparado a O TESOURO DE SIERRA MADRE, a obra-prima de John Huston e o filme definitivo sobre a ambição. Mas não acho que ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ seja apenas sobre a ambição. O próprio título original - e razoavelmente bem traduzido aqui no Brasil - já diz o tema-chave do filme: a dificuldade de se viver num lugar onde impera o mal.

Esse mal é representado e corporificado com brilhantismo por Javier Bardem, o psicopata que não pára em sua busca incasável pelo homem que está com a maleta e que vai deixando pelo caminho uma pilha de mortos. Bardem dá ao personagem um olhar insano que só comprova a sua genialidade como ator. Até mesmo quando ele está muito irritado, ele tenta falar com calma, embora seus olhos não neguem que há uma ira diabólica ali. Completando a trinca de protagonistas, temos o xerife Ed Tom, um personagem que é a cara de Tommy Lee Jones. Não consigo pensar em outro ator para o papel. Embora nos momentos em que ele aparece aconteça sempre uma quebra de ritmo em relação à ação e ao jogo de gato e rato, é com ele que o filme se inicia, com a sua voz cadenciada de caipira texano e é com ela que o filme se encerra. O seu personagem representaria a sabedoria dos mais velhos e a tristeza em relação ao mundo atual. E por isso tem uma importância decisiva para a mensagem que o filme - e que o livro de Cormac McCarthy, de onde o filme se baseia - pretende passar. E que bom que existem os quotes do IMDB pra gente poder ler as palavras finais de Ed Tom e tentar encontrar um significado para o seu sonho. Não deixa de ser uma ajuda.

Top 10 Coen Brothers:

1. ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ (2007)
2. O HOMEM QUE NÃO ESTAVA LÁ (2001)
3. AJUSTE FINAL (1990)
4. BARTON FINK - DELÍRIOS DE HOLLYWOOD (1991)
5. O GRANDE LEBOWSKI (1998)
6. FARGO (1996)
7. ARIZONA NUNCA MAIS (1987)
8. O AMOR CUSTA CARO (2003)
9. GOSTO DE SANGUE (1984)
10. PARIS, TE AMO (segmento) (2006)

P.S.: Sem querer me ufanar, mas que bom saber que TROPA DE ELITE faturou o Urso de Ouro em Berlim!!!

Nenhum comentário: