quinta-feira, fevereiro 21, 2008

VOCÊ GOSTA DE HITCHCOCK? (Do You Like Hitchcock?/ Ti Piace Hitchcock?)



Com a morte de Lucio Fulci e de Mario Bava e a ausência de Michele Soavi do gênero horror, Dario Argento se tornou o único dos mestres do horror gótico italiano a manter uma carreira estável em número de produções. O que não quer dizer que seus últimos trabalhos sejam tão bons quanto os de seu auge, nas décadas de 70 e 80. Mesmo assim, ainda que em obras menores, os filmes de Argento continuam sendo avidamente aguardados por seus fãs, apesar de continuarem sendo esnobados pelo circuito de cinemas brasileiro. No máximo, alguns de seus trabalhos são lançados em dvd, como foi o caso de SLEEPLESS (2001), JOGADOR MISTERIOSO (2004) e JENIFER: INSTINTO ASSASSINO (2005), da série da Showtime MASTERS OF HORROR.

DO YOU LIKE HITCHCOCK? (2005) continua, por enquanto, inédito no Brasil em dvd e me deu um pouco de trabalho para conseguí-lo em um arquivo .avi que sincronizasse com a legenda disponível na internet. Primeiro peguei uma horrível cópia dublada em alemão; depois uma boa, dublada em inglês, mas que não batia com as legendas. Aí apelei para o velho emule e achei uma versão dublada em italiano com excelente qualidade de imagem e que sincroniza perfeitamente com as legendas em português-br que eu tinha. E até que enfim deu certo!

Quanto ao filme, trata-se de uma grande brincadeira em cima dos trabalhos mais importantes de Alfred Hitchcock. Nem é preciso ser muito fã do mestre do suspense para notar as várias referências a PACTO SINISTRO, JANELA INDISCRETA, DISQUE M PARA MATAR, PSICOSE e UM CORPO QUE CAI. A trama do filme, aliás, gira em torno de Giulio, um jovem estudante de cinema que nos intervalos de sua tese sobre o expressionismo alemão gosta de bisbilhotar a janela do prédio vizinho, onde vê uma bela jovem nua. Ela percebe que está sendo observada, mas não se importa. Aliás, parece gostar disso. No dia seguinte, Giulio se encontra acidentalmente com essa moça, de nome Sacha, numa videolocadora. Ela conversava com uma garota loira a respeito de PACTO SINISTRO. Quando a mãe de Sacha é assassinada, Giulio logo liga os pontos e acredita que as duas moças fizeram a si mesmas favores, matando as pessoas que elas mais odiavam. Como em PACTO SINISTRO, que em italiano é chamado "Delitto per Delitto". Agora, para Giulio, resta investigar quem seria a segunda vítima.

Como não é um filme a se levar muito a sério, DO YOU LIKE HITCHCOCK? pode até ter os seus problemas de dramatização e de roteiro relevados em prol da diversão que é conferir as referências hitchcockianas e as referências à própria obra de Argento. Inclusive, na videolocadora tem um cartaz bem chamativo de JOGADOR MISTERIOSO, além de outro, um pouco mais escondido, de SCARLET DIVA, de sua filha, Asia Argento. Talvez a péssima dublagem - a que eu devia já ter me acostumado nos filmes italianos de gênero - atrapalhe o pouco que há de boas intenções nas atuações do elenco. O filme foi produzido pela televisão italiana, mas tem mais sangue do que JOGADOR MISTERIOSO, que tem bem mais cara de produção televisiva. Ainda assim, se comparado às obras mais famosas do "maestro", o filme até que pega leva na violência, dando até pra imaginar que Argento se cansou um pouco do gore. Mas essa teoria cai por terra se nos lembrarmos de JENIFER e PELTS (2006), que têm verdadeiros banhos de sangue. Agora é conferir o tão aguardado LA TERZA MADRE (2007), o filme que finaliza a trilogia das bruxas, iniciadas com SUSPIRIA (1977) e A MANSÃO DO INFERNO (1980). Já teve gente boa e apreciadora do gênero aí nos blogs amigos ao lado que viu e gostou.

Nenhum comentário: