sexta-feira, fevereiro 15, 2008

4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS (4 Luni, 3 Saptamini si 2 Zile)



Estou dando sorte ultimamente nas minhas idas ao cinema. Tenho visto quase sempre filmes ótimos. Alguns mais do que ótimos. E quem diria que um dos melhores filmes dessa safra tenha vindo de um país que não tem muita tradição de fazer cinema. E também muito bom saber que, depois de alguns anos dando umas bolas fora, dessa vez a Palma de Ouro saiu para um filme merecedor, independente de quais fossem os seus concorrentes. 4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS (2007) é um filme que superou todas as minhas expectativas de bom cinema. Por mais que um tema como o aborto sempre desperte a atenção do público, o filme do romeno Cristian Mungiu está muito à frente de obras como O CRIME DO PADRE AMARO, que também aborda essa questão, mas de um ângulo totalmente distinto. 4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS é mais ambíguo em sua intenção, seja ela moralista ou apenas uma forma de causar ao mesmo tempo tensão e reflexão na audiência, o que pra mim já é motivo mais do que suficiente para a simples existência desse filme fantástico.

O filme se passa na Romênia de pouco antes do fim do regime comunista. Nos anos 80, os países do Leste Europeu aderiram ao "martelo e a foice", mas perderam muito de sua liberdade por conta disso. Havia uma dificuldade muito grande de conseguir bens de consumo. Cigarros, então, eram conseguidos via mercado negro. Bem como um simples sabonete. Essa era a realidade do país em 1987, a dois anos do fim do governo ditatorial e da queda do muro de Berlim. E isso é mostrado no primeiro ato do filme, que nos orienta sem precisar de "segurar na nossa mão". Quer dizer, o filme é moderno, já começa com a estória andando. Além disso, possui enormes planos-seqüência e uma estrutura narrativa bem pouco clássica. Conhecemos as duas jovens universitárias que dividem o mesmo quarto. Elas estão com um problemão pra resolver: uma delas está grávida e a outra tenta conseguir vaga num hotel para que o apartamento seja usado como local do aborto ilegal e perigoso. Não dá pra dizer mais sob risco de estragar o prazer que é acompanhar, com olhar hipnotizante, esse filme.

4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS tem uma atmosfera que remete um pouco aos filmes dos irmãos Dardenne e aos melhores trabalhos de Michael Haneke, mas há algo de hitchcockiano também na jornada da protagonista. Há um suspense que eu não esperava encontrar no filme. Aliás, se eu trabalhasse numa videolocadora, colocaria 4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS na prateleira de suspense e não na de drama. E isso (o suspense) me pegou de surpresa e fez eu curtir ainda mais as quase duas horas de filme, que passam voando. Ao sair da sala, uma senhora me perguntou, provavelmente ainda com dúvida se via esse filme ou MEU NOME NÃO É JOHNNY, que passava na outra sala do Espaço Unibanco: "Esse filme é bom?". Eu respondi, com toda a convicção: "É ótimo". "Então, eu vou ver", ela disse. Espero que ela tenha gostado tanto quanto eu; nunca se sabe a reação das pessoas a determinadas obras. Talvez esse filme seja ainda mais impactante para as mulheres. Ou não, já que os homens é que acham essa coisa de gravidez (feto, placenta etc) um negócio muito estranho. Ah, e eu esqueci de comentar que já tinha baixado esse filme, mas fiz questão de conferí-lo antes no cinema. E não me arrependi nenhum pouco. A experiência de ver certos filmes na telona ainda permanece mágica. Que bom. Meu sonho é que quando eu estiver velhinho e aposentado ainda existam salas de cinema.

Nenhum comentário: