terça-feira, dezembro 18, 2007

CAMINHO SEM VOLTA (The Yards)



Quase não dá pra acreditar que sete anos separaram CAMINHO SEM VOLTA (2000) do mais recente filme de James Gray, o brilhante OS DONOS DA NOITE (2007), que continua em cartaz em boa parte dos cinemas brasileiros e que muita gente não está dando o devido valor. É que os filmes se parecem muito um com o outro, não apenas pelo elenco (Mark Wahlberg e Joaquin Phoenix), mas também pela forte influência de O PODEROSO CHEFÃO, inclusive com a presença de um dos atores do clássico de Coppola, no caso, James Caan. Ambos os filmes também são dramas policiais e familiares com toques de tragédia shakesperiana.

Na trama, Wahlberg é Leo Handler, rapaz recém-saído da prisão, depois de quatro anos cumprindo pena, mesmo sendo inocente. Ele é recebido com uma festa de boas vindas da família e dos amigos, representados principalmente por sua mãe (Ellen Burstyn), sua tia (Faye Dunaway), sua bela prima (Charlize Theron) e seu velho amigo Willie (Joaquin Phoenix), que namora a prima, por quem ele é apaixonado desde a infância. Percebe-se a tristeza de Leo, contrastando com a alegria e o esforço dos amigos para tentar levantar seu astral. Mas não dá pra ser feliz quando você vê numa festa a mulher que você ama dançando e namorando outro cara. Mesmo que esse cara seja seu amigo. Willie até se esforça para alegrar Leo e ajudá-lo a conseguir um emprego, durante esse difícil período de readaptação à sociedade e ainda em fase de liberdade condicional.

Ao procurar ajuda com o seu tio Frank (James Caan), dono de uma empresa de suprimentos de material para o metrô de Nova York, o mesmo recomenda ao rapaz que ele faça primeiro uns cursos antes de começar a trabalhar. Mas Leo não gosta da idéia, quer logo trabalhar e ganhar o seu dinheiro, como o amigo Willie, que também trabalha na mesma empresa, no ramo de negócios. Wiliie acaba trazendo Leo para trabalhar com ele. Acontece que os negócios que ele faz não são nada honestos e ao tentar sabotar uma das empresas rivais, algo dá muito errado. E é a partir daí que o filme deixa de ser um drama familiar para se tornar um dos thrillers policiais mais angustiantes e eletrizantes dos últimos anos.

Em CAMINHO SEM VOLTA, Wahlberg tem mais chance de mostrar o seu talento como ator, já que ele é o protagonista - em OS DONOS DA NOITE ele está mais para coadjuvante. No entanto, CAMINHO SEM VOLTA sai perdendo para o seu "filme-irmão" em alguns pontos, já que Joaquin Phoenix é um ator muito mais talentoso que Wahlberg e é um privilégio para um filme tê-lo como protagonista, ainda mais sob a batuta de Gray, cineasta que deve-se ficar de olho, apesar de sua curta filmografia, com filmes produzidos com um intervalo de tempo muito grande. De FUGA PARA ODESSA (1994) para CAMINHO SEM VOLTA foram seis anos. E desse para o mais recente foram sete. A boa notícia é que não precisaremos esperar todo esse tempo novamente, já que ele está com outra parceria com Joaquin Phoenix, prevista para o próximo ano. O novo filme se chama TWO LOVERS. A única coisa a lamentar é o dvd nacional de CAMINHO SEM VOLTA, que está em fullscreen. Mesmo assim, isso não diminui o impacto e a força desse belo trabalho.

Nenhum comentário: