sexta-feira, novembro 09, 2007

PONTE PARA TERABÍTIA (Bridge to Terabithia)



Eu meio que esnobei PONTE PARA TERABÍTIA (2007) quando o filme passou nos cinemas daqui. Culpa do trailer que vendia um filme exclusivamente de fantasia e bastante juvenil, valorizando mais os efeitos especiais do que o aspecto humano. E culpa também das cópias dubladas que acabam me afastando dos filmes, como aconteceu com STARDUST recentemente. Mas depois vi que alguns blogueiros de respeito começaram a levantar a bola do filme e comecei a ficar interessado em assistí-lo. Aí um dia desses um amigo aqui do trabalho apareceu com uma cópia do filme em dvd e me emprestou. E realmente trata-se de um belo filme sobre amor, amizade, fuga e fantasia. Mas aquela fantasia que a gente inventa porque a vida nos maltrata ou porque a gente acha a realidade no mínimo tediosa. Não que eu tenha me identificado com o tipo de fantasia que a garotinha criava, já que eu nunca tive o menor interesse por trolls ou fadas ou coisas do tipo. No entanto, há uma beleza toda particular no modo como as brincadeiras daquele casal de crianças vai se tornado cada vez mais real em suas mentes.

O filme conta como um garoto (interpretado por Josh Hutcherson, o garotinho de ABC DO AMOR, dois anos mais velho) tem a sua vida mudada no momento em que conhece uma menina (Anna Sophia Robb, do recente A COLHEITA DO MAL). Como ambos eram solitários e pouco populares na escola, ela acaba fazendo amizade com o menino e inventando lugares mágicos para eles passarem suas horas vagas brincando. Eles inventam Terabítia, um lugar que fica depois de um riacho perto da casa onde eles moram e que para chegar lá é preciso atravessar com a ajuda de um cipó, pois não existe uma ponte.

PONTE PARA TERABÍTIA, baseado no livro homônimo de Katharine Paterson, é a estréia do húngaro Gabor Csupo na direção de longas-metragens e a julgar pelo seu próximo trabalho, THE SECRET OF MOONACRE, ainda em fase de filmagem, parece que ele vai se especializar em filmes ligados à fantasia. E como seu trabalho em PONTE PARA TERABÍTIA foi bem bonito e por vezes tocante, acho que ele é um cineasta que merece atenção. Os efeitos especiais foram encomendados pela WETA, a produtora de Peter Jackson.

P.S.: E a greve dos roteiristas já chegou nas nossas séries preferidas. THE OFFICE, por exemplo, só vai ter mais uns três episódios e depois só Deus sabe quando voltará. Felizmente, DEXTER está com a segunda temporada toda prontinha e garantida. Já não sei como ficará PRISON BREAK. E LOST e 24 HORAS já estão com a data de estréia das próximas temporadas do inicio de 2008 adiadas pra não se sabe quando.

Nenhum comentário: