quarta-feira, novembro 07, 2007

MY SASSY GIRL (Yeopgijeogin Geunyeo)



Há quem pense que a indústria cinematográfica da Coréia do Sul é boa apenas em filmes de ação (filmes de vingança, de guerra, de monstros), mas vendo MY SASSY GIRL (2001), do cineasta Kwae Jae-yong, vi que eles estão bem mais evoluídos do que a gente imagina, inclusive, dentro também do gênero "comédia romântica". O grau de encantamento que MY SASSY GIRL proporciona é impressionante. Só sinto falta dos beijos e dos abraços. Para nós, ocidentais, namoro sem beijo não é namoro. Mas o povo oriental parece que é asssim mesmo, arredio no que se refere a demonstrações de afeto, especialmente em público.

Na estória de MY SASSY GIRL, Gyeon-woo, um garoto meio bobalhão, conhece uma garota numa estação de metrô. Acontece que a menina está tão bêbada que mal consegue se sustentar em pé na linha amarela de segurança do metrô e ele salva a vida dela segundos antes da chegada do trem. Durante o trajeto, a menina bêbada, briga com um rapaz que não oferece o assento para um senhor de idade e depois acaba vomitando na cabeça de um senhor que estava sentado. Como o homem "vomitado" acha que Gyeon-woo está com ela, o garoto acaba tendo que limpar toda a sujeira e, sem ter como saber onde a menina mora, leva-a para um motel, o que acaba gerando uma série de confusões para o pobre rapaz. Mas a menina é uma graça e quando está sóbria é apaixonante. E os dois acabam criando um vínculo especial, algo entre o namoro e a amizade.

O filme é dividido em dois atos. O primeiro é mais centrado na comédia e lembra bastante os animes japoneses. A menina, por exemplo, tem o hábito de bater no garoto, muitas vezes sem razão nenhuma e chega a fazer com que ele troque de calçados com ele - sendo que o calçado que ela estava usando era um sapato de salto alto. Mas com o tempo ele começa a gostar até de quando ela bate nele, que seria uma espécie de demonstração estranha de afeto. Mas o bonito mesmo acontece no segundo ato, quando o filme vai ganhando mais seriedade e mais emoção. A "cápsula do tempo", inventada pela garota - o filme nunca menciona o nome dela -, me fez lembrar ANTES DO AMANHECER, de Richard Linklater, no sentido de mostrar a fé no amor resistindo depois de um longo tempo de ausência. Uma das cenas mais bonitas é uma lá do final, quando a garota encontra um velho sentado debaixo da árvore, a escolhida para ser a árvore deles, localizada no topo de um monte. De arrepiar esse momento.

E como o pessoal de Hollywood não é bobo, já existe um remake na agulha, estrelado pela Elisha Cuthbert, a exemplo do que aconteceu com A CASA DO LAGO, que também é a adaptação de um filme coreano e que curiosamente também conta com a mesma bela e adorável atriz de MY SASSY GIRL, Jun Ji-hyun - ou Gianna Jun, como aparece no IMDB e deve ser o seu nome artístico internacional. Ela também está no filme seguinte do diretor de SASSY GIRL: WINDSTRUCK (2004).

Agradecimentos especiais ao amigo Renato, que me enviou a cópia em divx. Se ele não tivesse elogiado tanto o filme eu provavelmente não teria assistido tão cedo. Curiosamente, MY SASSY GIRL é o filme de destaque no blog dele também. :-)

Nenhum comentário: