sexta-feira, novembro 02, 2007

COISAS SECRETAS (Choses Secrètes)



Tem coisa mais excitante do que ver duas mulheres se beijando, se acariciando? E tem coisa mais bonita do que ver uma mulher tendo um orgasmo, mesmo que ela esteja fingindo? Pode até ter mas ao se pensar nessas duas coisas fica difícil - para os homens - imaginar algo mais belo. Digo, do ponto de vista mundano, carnal. E nesse sentido, COISAS SECRETAS (2002) é um dos filmes mais "elevadores" que eu já assisti - se é que vocês me entendem. Mais até do que os filmes de Tinto Brass, já que Brass é meio "bagaceira" e Jean-Claude Brisseau é um cineasta sofisticado, com movimentos de câmera elegantes, travellings deslumbrantes e as atrizes são apaixonantes. O filme ganhou fama por causa de um processo judicial sofrido por Brisseau. Ele havia contratado outras duas atrizes, que começaram a se sentir usadas, como se estivessem participando de um filme pornô degradante. As atrizes, ele despediu. E talvez tenha sido melhor assim, já que as duas que ele conseguiu para o filme são maravilhosas.

Coralie Revel, a morena, é Nathalie. O filme começa com ela dançando nua de maneira muito sensual. Vez ou outra ela toca sua genitália como se estivesse se masturbando. Com a câmera se posicionando para a direita, notamos que ela está num bar e aquilo ali é um espetáculo. Sabrina Seyvecou é Sandrine, a loira, que trabalha como barwoman e admira Nathalie, tanto pelo seu belo corpo, quanto pela sua coragem em se expor de maneira tão explícita para uma multidão de homens tarados e famintos por sexo. Depois de uma confusão no bar, as duas são expulsas do lugar e Sandrine passa a conhecer melhor Nathalie. Durante uma conversa na casa de Nathalie, ela lhe conta que algumas vezes chegou a gozar durante as apresentações, de tão excitada que ficava com o fato de estar sendo observada. E a partir daquela noite, Nathalie se torna uma espécie de professora para Sandrine. A primeira lição é masturbar-se em frente a ela. A cena é de alta voltagem. Mas isso é só o começo. Uma das minhas cenas preferidas que viria logo a seguir é a cena do metrô.

O filme muda de rumo quando as duas, sabendo de seu potencial de encantar - leia-se "enlouquecer" - os homens, passam a trabalhar numa empresa com o objetivo de seduzir os donos. A partir daí, tanto o filme quanto o destino dessas duas mulheres muda de forma radical, com direito lá pelo final a uma cena de orgia equivalente àquela mostrada por Stanley Kubrick em DE OLHOS BEM FECHADOS. Mas é sempre bom avisar que não se trata de um filme apenas sobre sexo, mas sobre dominador e dominado, sobre sujeito e objeto.

COISAS SECRETAS foi eleito pela revista Cahiers du Cinéma como o melhor de 2002. Foi meu primeiro filme de Brisseau, cineasta que já havia mostrado seu talento em obras como BODA BRANCA (1989) e ANJO NEGRO (1994). Não sei se esses filmes também trazem essa forte carga erótica ou sequer se chegaram a ser lançados no circuito comercial, mas tenho certeza de que se trata de cinema de primeira grandeza. Baixei COISAS SECRETAS para ir me preparando para o filme seguinte do diretor, OS ANJOS EXTERMINADORES (2006), e fiquei encantado. Infelizmente, por causa do processo judicial citado no primeiro parágrafo e que se arrastou até 2005, o diretor demorou esse tempo todo entre um filme e outro. Agora é esperar que OS ANJOS EXTERMINADORES ao menos passe num dos cinemas da cidade. Pode ser que aos poucos, vendo outros filmes do diretor, eu comece a identificar traços entre um filme e outro e assim passe a conhecer melhor o cinema de Brisseau.

P.S.: Cadê PLANETA TERROR, do Rodriguez, que estava prometido para estrear hoje? O que houve?

Nenhum comentário: