segunda-feira, outubro 15, 2007

NUNCA É TARDE PARA AMAR (I Could Never Be Your Woman)



Não gastei o meu suado dinheirinho para ver este filme tão ruinzinho no cinema e resolvi pegá-lo pelas vias alternativas. Mesmo assim, tive de gastar uma hora e meia do meu tempo para ver este NUNCA É TARDE PARA AMAR (2007), bola fora de Amy Heckerling, cineasta que no passado dirigiu um pequeno clássico juvenil chamado PICARDIAS ESTUDANTIS (1982) e que representou bem a juventude dos anos 90 em AS PATRICINHAS DE BEVERLY HILLS (1995), numa livre adaptação do romance "Emma", de Jane Austen. Bom, como não gosto de chutar cachorro morto e tenho uma queda pela Michelle Pffeifer, vou procurar encontrar algo que se aproveite nesse filme.

NUNCA É TARDE PARA AMAR, ainda que seja um filme sem graça, desleixado, manjado e que não envolve emocionalmente o espectador em momento algum, ao menos traz à tona um tema que vem causando preocupação para muita gente, que é o fato de envelhecer, de ir perdendo a beleza, a juventude, de se ficar pra trás até na linguagem e no comportamento. Claro que isso não é nenhuma novidade. Desde que o mundo é mundo as pessoas nascem, crescem, envelhecem e morrem. É o curso natural da vida. Acontece que vivemos num momento especial, em que as pessoas ficam logo desesperadas quando surgem as primeiras rugas ou o primeiro cabelo branco. Aí entram a cirurgia plástica, o uso dos cosméticos, do botox e técnicas de rejuvenescimento mais alternativas, que envolvem até bruxaria. Eu, pelo menos, lembro de ter lido um livro de uma louca chamada Linda Goodman, que dava dicas de como não envelhecer, aliás, de como viver para sempre! O livro se chama "Signos Estelares", pra quem quiser ir atrás e se liga em astrologia, numerologia e afins.

Talvez Michelle Pfeiffer tenha algum segredo que não queira contar pra gente, já que está perto dos cinqüenta anos e continua linda, exuberante, apaixonante. No filme, ela é uma produtora e roteirista de séries de tv que está à procura de novos talentos para alavancar a audiência do seu canal. Paul Rudd é o jovem ator que se candidata à vaga. Ela fica encantada pelo rapaz e ele por ela e ambos começam a ter um romance, embora a diferença de idade sempre a incomode. Bom, basicamente a trama é essa. Tem as subtramas da filha da personagem da Michelle que até tem a sua graça, especialmente perto do final, mas só mesmo Michelle pra me fazer ver um filminho tão medíocre. Atualmente, ela está em cartaz nos cinemas com outro filme: a fantasia STARDUST - O MISTÉRIO DA ESTRELA, baseada na graphic novel de Neil Gaiman.