terça-feira, outubro 16, 2007

A MULHER DO AVIADOR (La Femme de l'Aviateur)



Quando passei na locadora pra dar prioridade aos westerns spaghetti, não resisti quando vi na prateleira mais um Rohmer inédito pra mim: A COLECIONADORA (1967). Mas não é desse filme que eu quero falar agora, até porque nem tive tempo de assistir e acabei copiando pra ver noutro dia. Hoje quero fechar o ciclo "Comédias e Provérbios" com o filme que faltava eu ver: justamente o primeiro: A MULHER DO AVIADOR (1981). Diferente de Godard - e até mesmo de Truffaut - cuja peregrinação por suas obras eu acabei interrompendo no meio do caminho, com Rohmer é justamente o oposto. Ver mesmo seus filmes menores constitui pra mim um enorme prazer. E quero ver o máximo que puder, aproveitando agora que eles estão saindo em dvd no Brasil.

Apesar de curtir tanto o trabalho do diretor, não deixei de me desapontar um pouco com A MULHER DO AVIADOR, que muitos consideram um dos melhores do ciclo "Comédias e Provérbios". Talvez o meu desapontamento venha do fato de que, dos seis filmes desse ciclo, esse é o único em que a ação é quase estática. Não acontece praticamente nada. Na trama, François (Philippe Marlaud) é um rapaz apaixonado pela namorada Anne (Marie Rivière, figura constante nos filmes do diretor) e que está com ciúme pelo fato de um ex dela ter aparecido no apartamento da moça logo de manhã. Como acontece em vários outros filmes do mesmo ciclo, a moça está um pouco cansada do relacionamento e sente-se um pouco sufocada com a presença do rapaz. As mulheres de Rohmer, aliás, são geralmente assim: insatisfeitas, seja num relacionamento, seja na solidão. François fica um pouco transtornado quando percebe que sua namorada está dando um "gelo" nele e, sem conseguir dormir (ele trabalha à noite), resolve passar o dia seguindo o tal ex de Anne, que passeia ao lado de uma mulher loira. No meio dessa "perseguição implacável", ele esbarra com uma adolescente super-simpática e adorável chamada Lucie (Anne-Laure Meury). Ela é, de longe, a melhor coisa do filme. E a longa seqüência da conversa entre ela e François lembra bastante ANTES DO PÔR-DO-SOL, de Richard Linklater. Não me admiraria se Linklater dissesse que teria se inspirado nesse filme para a realização de sua obra-prima.

Bom, mas se todo esse desenvolvimento é tão bom, o que afinal me frustrou em A MULHER DO AVIADOR? Acredito que foi o final, meio inconcluso. Talvez eu estivesse mal acostumado com aquele final super-feliz de O AMIGO DA MINHA AMIGA (1987), de deixar a gente com um sorriso de orelha a orelha. A MULHER DO AVIADOR, ainda que não seja necessariamente triste, é mais "duro", como a vida. E o curioso é que a personagem que a gente menos conhece no filme é justamente a "mulher do aviador" do título. Alguma coisa isso deve significar.

Pra terminar, meu ranking "Comédias e Provérbios":

1. O RAIO VERDE (1986)
2. PAULINE NA PRAIA (1983)
3. NOITES DE LUA CHEIA (1984)
4. O AMIGO DA MINHA AMIGA
5. A MULHER DO AVIADOR
6. UM CASAMENTO PERFEITO (1982)

Nenhum comentário: