quarta-feira, setembro 12, 2007

TRÊS ANIMAÇÕES



Ultimamente não tenho curtido ver muito desenho animado. Geralmente fico com sono. Quem sabe pegando um dos animes do Miyazaki a coisa muda de figura. Abaixo, três animações totalmente distintas na forma e no conteúdo em textos "vapt-vupt".

APPLESEED (Appurushîdo)

Se é revolucionário na técnica e na beleza gráfica, APPLESEED (2004) não tem as mesmas qualidades na condução da estória, que é até interessante, tinha potencial para um filme melhor. A trama se passa no futuro, depois da terceira guerra mundial, quando uma jovem guerreira conhece uma cidade utópica chamada Olympos, onde os humanos convivem com clones construídos a partir da elite da humanidade. A principal diferença entre os clones - chamados de bioloids - e os humanos é que os bioloids não tem sentimentos. A moça guerreira é convidada a fazer parte da força tarefa da cidade, lutando ao lado do ex-namorado, um rapaz que perdeu o corpo numa batalha e se transformou num robô com orelhas de coelho. A animação de Shinji Aramaki é de dar gosto, trazendo uma bela mistura de animação tradicional com computação gráfica. Mas não adianta ser bonito e não ter uma estória e personagens que nos envolvam. Agradecimentos ao Marcelo Reis pela cópia.

RATATOUILLE

Visto em Natal, na companhia do amigo Marcos Felipe, RATATOUILLE (2007) me deixou até hoje sem entender o seu significado oculto. Fiquei sem ter entender direito o que o filme quis dizer e por isso que demorei tanto a escrever a respeito dele aqui no blog. Não acredito que imaginar um ratinho que se torna chefe de cozinha seja uma idéia que tenha surgido do nada. Existem várias teorias a respeito do filme, mas como eu não cheguei a um consenso com nenhuma delas, fico calado. O importante é que o filme tem essa abertura para várias interpretações, como uma fábula. No que se refere às qualidades técnicas da animação, o filme foi mais um passo a frente na carreira de Brad Bird, embora o meu favorito dele continue sendo O GIGANTE DE FERRO (1999). A minha cena favorita de RATATOUILLE é aquela em que o ratinho e seus companheiros são arrastados por uma "enchente". A seqüência é tão bem feita que eu fiquei de boca aberta.

OS SIMPSONS - O FILME (The Simpsons Movie)

Fiquei um pouco decepcionado com OS SIMPSONS - O FILME (2007). No fim das contas, o filme é apenas uma versão estendida de um episódio da tv. E como eu não sou tão fã assim da criação de Matt Groening - muito raramente vejo um episódio na televisão -, acabei vendo o filme com certa frieza. Senti-me um chato no cinema. Mas claro que eu gostei de muita coisa do filme - as piadas do porco são ótimas, "Harry Porco" é genial -, e nem fiquei tão incomodado com o novo dublador do Homer. A estória é boa, valoriza muito a família e pouco os demais habitantes de Springfield, e tem cenas memoráveis. A cena do Bart andando nu de skate é uma delas. Agora eu tenho impressão de que essa seqüência deve ter surgido de alguma fantasia erótica saída da mente de um dos roteiristas.

Nenhum comentário: