sábado, setembro 22, 2007

INSTINTO SECRETO (Mr. Brooks)



Interessante e estranho thriller com cara de filme direto para vídeo. Mas um bom filme direto para vídeo, vale ressaltar. A estranheza de INSTINTO SECRETO (2007) se deve principalmente à presença do personagem de William Hurt, que aparece como uma espécie de demônio interior e parceiro inseparável do assassino serial interpretado por Kevin Costner. Aliás, como é bom ver Costner fazendo papel de vilão! Costner é o Mr. Brooks do título original, um sujeito que para a sociedade é de conduta exemplar, empresário bem sucedido, bem casado e com uma filha fazendo faculdade. Mr. Brooks tem o costume de rezar, de pedir a Deus que o faça aceitar aquilo que não se pode mudar, o que talvez seja uma maneira de ele se sentir menos sujo, acreditando que seu vício seja algo impossível de ser eliminado. Completando o trio de protagonistas, temos Demi Moore como uma oficial de polícia em processo de divórcio e que conhece o modus operandi do serial killer, conhecido como o "assassino da digital", pelo fato de ele sempre deixar marcado em sangue a digital de uma das vítimas na cena do crime.

Mr. Brooks, depois de passar vários meses sem matar nenhuma vítima, é convencido por seu alter-ego malígno a executar um casal, no momento em que eles estão fazendo sexo. O problema é que ele esquece as janelas abertas e um sujeito que estava assistindo o casal transando o fotografa. O tal sujeito, que se auto-intitula Mr. Smith (Dane Cook), fica alucinado com a cena de assassinato que assistiu e quer se tornar um assassino também. Ele pede a Mr. Brooks que o ensine. E como se já não bastasse dois criminosos e um demônio num único filme, INSTINTO SECRETO ainda guarda mais um assassino na manga. Mas isso eu não vou contar para não estragar a surpresa.

Uma das minhas cenas preferidas do filme é o momento do tiroteio num hotel entre a personagem de Demi Moore e um casal de bandidos. Eu nunca ouvi sons de tiros num volume tão alto no cinema. Sem falar da boa dose de violência - o filme recebeu censura 18 anos. Quanto à Demi Moore, gosto de vê-la no cinema, não gosto quando ela fica sumida. Ela continua bela e sexy e funciona bem segurando um revólver. Claro que se a sua personagem fosse melhor desenvolvida, o filme teria resultado melhor, mas gostei do jeito que ficou. Pena que eu vi o filme com o coração pesado, devido aos incidentes descritos no post anterior. Mas de vez em quando eu conseguia abstrair e esquecer dos problemas. Mesmo assim, consegui perceber as boas qualidades desse segundo filme de Bruce A. Evans, diretor de KUFFS - UM TIRA POR ACASO (1992) e roteirista de STARMAN (1984) e CONTA COMIGO (1986). Ah, e para aqueles que sentem saudade da Michelle Desller, de 24 HORAS, Reiko Aylesworth está no filme.

Nenhum comentário: