terça-feira, julho 03, 2007

PERIGO: DIABOLIK (Diabolik / Danger: Diabolik / Danger: Diabolik!)



Diz a lenda que Dino De Laurentiis deu a Mario Bava 3 milhões de dólares para ele fazer esse filme e Bava só usou 40 mil! Acho que nem Roger Corman seria capaz disso, hein. E o mais interessante é que DIABOLIK (1968) é um filme perfeito. Tudo bem que os cenários têm cara de filme B e os efeitos especiais nem sempre são realistas, mas isso está a favor do filme. Geralmente quem viu DIABOLIK costuma dizer que se trata da melhor adaptação de uma história em quadrinhos jamais feita. E eu tendo a concordar. O uso das cores vivas da fotografia em technicolor; o visual dos personagens; as cenas de ação; o tom de voz meio canastra de todos os atores (inclusive de Michel Piccoli); a espetacular ambientação dos loucos anos 60, que nos faz lembrar imediatamente dos filmes do Austin Powers; tudo isso conta pontos a favor.

DIABOLIK (melhor ignorar dessa vez o título nacional, já que quase ninguém usa) é a adaptação dos quadrinhos italianos sobre um criminoso que é tratado como um super-herói. Como no final da década de 60 a contracultura veio para botar de cabeça para baixo os valores da sociedade capitalista, Diabolik, um terrorista, é tratado como um super-herói. Suspeito que hoje em dia o filme não seria visto com bons olhos, já que mais recentemente V DE VINGANÇA foi recebido com ressalvas por muitos. E é impressionante como a gente torce por Diabolik, pelo seu charme à James Bond, e pelo modo como ele faz a polícia comer poeira a cada ação sua. E como não ficar de queixo caído com a beleza estonteante de Marisa Mell, que faz a assistente e amante de Diabolik? Logo no começo do filme ela aparece com uma roupa capaz de deixar qualquer marmanjo em estado, digamos, elevado - se é que você me entende. O filme tem uma sensualidade impressionante.

Quem interpreta Diabolik é John Philip Law, mais conhecido pelo papel de anjo em BARBARELLA, de Roger Vadin, filme também produzido por De Laurentiis e que também explorava a sensualidade e o clima de contracultura do final da década. Só que o que BARBARELLA tem de chato, DIABOLIK tem de divertido, empolgante e criativo. O que dizer da seqüência em que Diabolik coloca uma imagem falsa na estrada para que o carro da polícia caia no precipício? Aquilo ali é puro quadrinho - e puro desenho animado da Warner também. E a famosa seqüência do sexo entre milhões de dólares? Aliás, é impressão minha ou os italianos têm fixação por dólares, já que o filme aparentemente se passa na Inglaterra? Poderiam ser libras, não?

Comecei a ver esse filme lá na casa do Thomaz, junto com a Luciane e o Michel e eu gostei tanto que pedi pra ele fazer uma cópia do DVD pra mim. O dvd americano, lançado pela Paramount - que bem que podia lançar no Brasil também - vem com comentário em áudio de John Phillip Law e Tim Lucas, o maior especialista em Bava do mundo e autor de sua biografia; um documentário de quase meia hora sobre a adaptação dos fumetti para a telona, dois trailers e um videoclipe dos Beastie Boys totalmente inspirado no filme. Ah, e antes que eu me esqueça: Ennio Morricone arrebenta. Faz simplesmente uma das suas melhores trilhas!

Agradecimentos especiais ao amigão Thomaz Albornoz pela valiosa cópia.

Nenhum comentário: