sábado, julho 21, 2007

THE OFFICE - TERCEIRA TEMPORADA (The Office - Season Three)



Impressionante como nos últimos dias eu não consegui assistir a outra coisa aqui em casa que não fosse um episódio de THE OFFICE - e uns três ou quatro de ENTOURAGE. E não descansei até acabar de ver toda a terceira temporada (2006-2007), que começou esclarecendo o que acontece depois daquele notável gancho da temporada anterior: o beijo entre Jim e Pam.

Mas o que há de tão bom assim em THE OFFICE que deixa milhares de pessoas viciadas, ávidas pelo próximo episódio, como um viciado em drogas? Por mais que eu considere SEINFELD a melhor série de comédia de todos os tempos, a série de Jerry Seinfeld, por não nos deixar envolvidos emocionalmente e por não utilizar ganchos, não tem o mesmo poder de THE OFFICE, que emociona e faz rir, imitando um reality show, isto é, com uso de câmera na mão e a não inclusão de música como recurso para comover a audiência, o que aliás é um dos vários méritos da série.

A terceira temporada tenta não se ligar muito no caso mal resolvido de Jim e Pam e se concentra mais em episódios mais cômicos. Seria um desperdício não aproveitar o talento de Steve Carell. Além do mais, essa temporada tem 23 episódios, sendo que uns são estendidos para 30 minutos e outros dois, especiais, para 42 minutos, ou uma hora, se contarmos com os comerciais. Não dá pra apressar a história do casal Jim e Pam, sob o risco de diminuir o interesse dos espectadores pela série.

No começo da temporada, Jim havia sido transferido para a filial de Stramford, onde ele conhece Karen, que passa a ser sua namorada. Mas essa distância entre Jim e Pam acaba por criar uma tensão ainda maior entre os dois, fazendo com que um simples telefonema de Jim e a expressão de "oh, my God", de Pam, seja um momento especial, empolgante, tanto para os dois quanto para o espectador. Eu diria que não vejo uma tensão tão grande nesse sentido desde ANTES DO AMANHECER e ANTES DO PÔR-DO-SOL, de Richard Linklater. Talvez até maior, já que uma série tem mais tempo de aprofundar melhor os personagens, de torná-los mais íntimos de nós. Quanto a Michael, muito legal vê-lo numa festa com duas prováveis pretendentes: Carol e Jan. Logo ele, que parece ser tão ridículo e "sem noção". O outro caso da série é o romance secreto entre Dwight e Angela, que por serem tão freaks se merecem.

Mas nem só de romance vive THE OFFICE. Na verdade, a série vive mais das piadas e das situações constrangedoras criadas. Talvez os episódios mais engraçados dessa temporada sejam "Business School" e "Gay Witch Hunt". O primeiro pela impagável cena de Michael rasgando o livro do aluno na universidade, meio que imitando Robin Williams em SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS, e o segundo, que tem a inacreditável cena do beijo entre Michael e Oscar. Inclusive, esse episódio foi indicado ao Emmy esse ano. Espero que ganhe, ainda que não conheça os outros concorrentes. Essa temporada também contou com mais nomes conhecidos na direção. Harold Ramis, diretor do ótimo FEITIÇO DO TEMPO, aparece nos créditos como diretor em três episódios, enquanto que Joss Whedon (BUFFY) e J.J. Abrams (LOST, ALIAS), aparecem em um episódio, cada.

A quarta temporada começa a ir ao ar nos Estados Unidos a partir do dia 27 de setembro. Enquanto isso, vou tentar voltar a ver mais filmes. :-)

Top 5 da temporada:

1. "Gay Witch Hunt". Todos descobrem que Oscar é gay e Michael tenta - daquela maneira desastrosa que só ele tem - acabar com o preconceito contra os homossexuais na empresa. Episódio indicado ao prêmio Emmy desse ano.

2. "Beach Games". A declaração de Pam na praia me deixou com falta de ar. Não tem como não se apaixonar por essa menina.

3. "Business School". Michael é convidado por Ryan para fazer uma palestra em sua universidade.

4. "Back from Vacation". Michael volta das férias na Jamaica, em companhia de Jan. Pra mostrar o quanto é fodão, passa uma foto bem sexy dele com a Jan para um colega. Acontece que ele utiliza o comando errado e o e-mail com a tal foto vai parar em tudo quanto é lugar, virando até poster.

5. "The Negotiation". Roy fica sabendo da verdadeira razão pelo qual seu casamento com Pam ter ido por água abaixo e vai até o escritório dar uma porrada no Jim. O que ninguém esperava é que Dwight seria o herói do dia. Enquanto isso, Michael vai em busca de aumento salarial.

Nenhum comentário: