sexta-feira, junho 15, 2007

HEROIC TRIO (The Heroic Trio / Dung Fong Saam Hap)



Depois de ver belos filmes policiais e de gângster dirigidos por Johnny To, fiquei um pouco decepcionado com essa incursão do diretor pelo terreno da aventura fantasiosa, do filme de super-herói à chinesa. Achava que o filme era mais recente, mas HEROIC TRIO (1993) já tem uns quinze anos. O que mais me chamou a atenção no filme foi a beleza juvenil de Maggie Cheung. Não foi à toa que Olivier Assayas se apaixonou por ela. Em HEROIC TRIO ela está ao lado de Michelle Yeoh e Anita Mui como as três heroínas com a missão de deter um vilão que rapta dezenas de crianças.

As crianças são raptadas por uma mulher-invisível. A principal heroína da cidade é a Mulher-Maravilha (Anita Mui), que nada tem a ver com a famosa heroína da DC, a não ser pela força incomum. A Mulher-Maravilha do filme usa uma máscara para esconder a sua identidade e para que o seu marido, um oficial da polícia, não descubra. Maggie Cheung interpreta uma espécie de caçadora de recompensas com muita força e agilidade que quer lucrar, oferecendo seus serviços ao pai de uma das crianças raptadas.

O filme me lembrou um pouco aquelas produções antigas, como os pepluns realizados na Itália na década de 60. Só que com um visual meio anos 80 e com aquelas lutas típicas do cinema de ação de Hong Kong. Os efeitos especiais envelheceram um bocado. Nem é preciso estar muito atento para ver o fiozinho "invisível" usado para levantar a tampa do esgoto, onde fica o QG do vilão. Um dos bandidos tem a pele forte como aço, uma espécie de Luke Cage. Há também a utilização daquela guilhotina usada no clássico O MESTRE DA GUILHOTINA VOADORA, de Jimmy Wang Yu. Enfim, é um filme divertido, mas não o suficiente para evitar o sono que dá devido ao sabor de sessão da tarde.

Johnny To em DVD no Brasil:

HEROIC TRIO (1993) - Europa
HEROIC TRIO 2 (1993) - Europa
JOGO DA VINGANÇA (1999) - China Vídeo
PROFISSIONAIS DO CRIME (2001) - Europa
BREAKING NEWS - UMA CIDADE EM ALERTA (2004) - LK-Tel Video
ELEIÇÃO (2005) - California Filmes
EXILADOS (2006) - Flashstar

Nenhum comentário: