quarta-feira, maio 23, 2007

PELÍCULAS PARA NO DORMIR: PARA ENTRAR A VIVIR



PELÍCULAS PARA NO DORMIR é uma antologia de filmes de horror produzida pela televisão espanhola. Uma espécie de MASTERS OF HORROR da terra do Buñuel. Dos seis títulos produzidos pela série, inicialmente me interessei por este PARA ENTRAR A VIVIR (2006), do catalão Jaume Balagueró, diretor de A SÉTIMA VÍTIMA (2002), um filme que eu simplesmente adorei mas que quase todo mundo malhou, xingou e avacalhou. Como admirador confesso e entusiasta dessa bela e incompreendida obra e, conseqüentemente, interessado em outros filmes do diretor, baixei PARA ENTRAR A VIVIR para dar uma conferida. Felizmente, minhas expectativas se confirmaram e deparei-me com um excelente trabalho de direção, uma bela e estilosa fotografia e o principal: a construção de uma atmosfera de horror e suspense que só os grandes mestres do gênero conseguiriam criar, lembrando, inclusive, os melhores títulos de Dario Argento.

PARA ENTRAR A VIVIR não se destaca por ter uma trama muito intrincada ou cerebral. Na verdade, a história é muito simples, deixando espaço para a tensão e o medo que surge na estória de um casal à procura de um apartamento para iniciar uma vida a dois. A mulher (Macarena Gómez) está grávida e sentindo-se um pouco enjoada. Mesmo assim, o namorado (Adrià Collado) a leva para verem um apartamento. Ao chegarem lá, cai uma chuva torrencial e os dois são recebidos pela dona do prédio (Nuria González) que lhes apresenta o imóvel. Dizer mais é estragar as surpresas que virão nesse pequeno filme de pouco mais de uma hora de duração, que bem que poderia ter mais uma meia hora de metragem e ainda assim não ficaria cansativo.

Geralmente costuma-se criticar os diretores que usam muito o recurso da câmera tremida, mas no caso desse filme em particular, além da tremida ser bem diferente, ela sempre vem nos momentos de maior tensão. Há também um exemplar uso do som, para provocar maior incômodo no espectador. Há quem diga que o filme exagera um pouco no sangue esguichando, mas até que eu o achei bem discreto nesse quesito.

Dos outros filmes da antologia, fiquei interessado em ver LA HABITACIÓN DEL NIÑO, de Álex de la Iglesia, apesar de ele não ser dos meus diretores favoritos, talvez por ser por demais irreverente. Mas ainda assim é um cineasta interessante e de personalidade. Os outros quatro filmes são: ADIVINA QUIÉN SOY, de Enrique Urbizu; CUENTO DE NAVIDAD, de Francisco Plaza; LA CULPA, de Narciso Ibáñez Serrador, diretor do clássico ¿QUIÉN PUEDE MATAR A UN NIÑO?; e REGRESO A MOIRA, de Mateo Gil. Quem tiver visto algum desses filmes e quiser tecer algum comentário ou dar alguma dica, eu ficaria bastante agradecido.

E pra quem, como eu, curte o trabalho do Balagueró, vale lembrar que FRÁGILES (2005), o longa dele protagonizado pela Calista Flockhart, já está disponível na grande rede. Como já fazem dois anos que o filme foi lançado na Espanha e no Festival de Veneza, é bem provável que nenhuma distribuidora lance o filme em DVD no Brasil. Portanto...

Nenhum comentário: