quinta-feira, maio 03, 2007

O MANÍACO DO OLHO BRANCO (White of the Eye)



Voltamos com nossa programação normal para falar de O MANÍACO DO OLHO BRANCO (1987), um dos filmes mais cultuados de Donald Cammell, cineasta que só tem quatro longas em seu currículo e que cometeu suicídio em 1996, logo após ter dirigido NAS GARRAS DO CRIME (1995), trabalho montado sem a sua aprovação. Até dizem que ele se matou por causa disso, mas eu não acredito nisso. Cammell é também diretor do videoclipe de "Pride", do U2, coisa que eu só fui descobrir agora, graças ao IMDB. Inclusive, tive chance de rever o clipe recentemente no dvd U2: 18 VIDEOS.

Quanto aO MANÍACO DO OLHO BRANCO, trata-se de um dos mais originais filmes de psicopata já feitos. O enredo é contado de forma cadenciada e sem pressa nenhuma e vai se formando um quebra-cabeças que só seria resolvido no clímax final. Em alguns momentos, o filme lembra os gialli de Dario Argento, principalmente nas seqüências que o maníaco - cujo rosto a princípio não é mostrado - pratica seus crimes. Sua especialidade é atacar donas de casa e retalhá-las. O protagonista do filme é Paul White (David Keith), o principal suspeito de ser o serial killer. O filme não entrega tão cedo a identidade do assassino, mas como existem poucos suspeitos é até fácil saber quem é. O Thomaz me falou que o livro no qual o filme se baseia tem um ponto de vista bem diferente, narrando a estória pelo ponto de vista da mulher de Paul White, interpretada no filme por Cathy Moriarty, a atriz que interpretou a esposa de Robert De Niro em TOURO INDOMÁVEL.

O MANÍACO DO OLHO BRANCO eleva o que seria um filme próximo de um trash em um filme elegante e sofisticado. Pelo menos até os instantes finais, que diminuem um pouco o valor do filme com um clímax convencional. Mas até chegar esse momento, o filme se beneficia de um clima muito interessante, um virtuosismo técnico com uso de travellings e uma fotografia estilosa que faz com que imaginemos como seria ver o filme no cinema. Um dos momentos mais fortes é quando Cathy Moriarty descobre partes de um corpo humano atrás da banheira e ainda assim tem coragem de conversar com o marido sobre o assunto e de fazer sexo com ele. A locação em Tucson e a visão do deserto do Arizona também são pontos altos. Outro destaque é a garotinha que faz o papel da filha de Keith e Moriarty, que tem um jeitão bem sinistro.

Até o momento, O MANÍACO DO OLHO BRANCO só saiu no Brasil em VHS pela América Vídeo, que distribuía por aqui os filmes produzidos pela Canon, produtora da dupla Golum/Globus, conhecidos por produzirem filmes de baixo orçamento como aqueles protagonizados por Charles Bronson e Chuck Norris na década de 80. A produtora deles faliu e foi investigada por lavagem de dinheiro. Apesar de tudo, muita gente tem saudade desse tempo.

Agradecimentos especiais a Don Thomazzo.

Nenhum comentário: