sábado, maio 26, 2007

LOST - A TERCEIRA TEMPORADA COMPLETA (Lost - The Complete Third Season)



Atenção. O texto abaixo é mais indicado àqueles que já terminaram de ver a terceira temporada de LOST (2006-2007). Não me responsabilizo pela porrada de spoilers que eu vou despejar a partir do segundo parágrafo. Ok, agora posso escrever mais à vontade.

Quando a terceira temporada de LOST começou, muita gente ficou bem decepcionada. Eu, inclusive. Os seis episódios iniciais não foram apenas fracos; foram um balde de água fria para os fãs. Tudo bem que a imagem do avião se partindo pela perspectiva dos "Outros" foi bom de se ver, mas depois disso vieram apenas flashbacks pra encher lingüiça e momentos chatos dos três prisioneiros - Jack, Sawyer e Kate - no QG dos "Outros". E teve aquele episódio bem ruim da morte do Eko, um dos personagens mais carismáticos da série, que bem que poderia ter recebido uma despedida à altura. Ah, e não podemos esquecer daquele episódio escrito por alguém que deve ter tomado muito ácido, quando Locke resgata Eko de uma caverna, porque ele havia sido capturado por um urso polar! Fala sério!

Felizmente, depois do hiato que se seguiu aos seis primeiros episódios, os produtores da série, Damon Lindelof e Carlton Cuse, botaram a série de novo nos eixos e mostraram porque LOST é definitivamente uma das melhores e mais importantes séries da história da televisão. O sétimo episódio ("Not in Portland") nos apresentou de forma mais aprofundada Juliet, a mulher que vive com os "Outros" e que começa a simpatizar com Jack, depois de muita conversa e de muito sanduíche na cela. Trata-se de uma personagem intrigante, que causa aos espectadores a dúvida: pode-se ou não confiar nela? Depois do flashback da Juliet, veio o flashback bem fora do comum de Desmond, com direito a viagem no tempo, tema que nunca deixou de despertar o meu interesse. Além do fato de que Desmond é um dos personagens mais interessantes de LOST, o grande herói romântico da série. Ele ganha a habilidade de ter visões do futuro nessa temporada e tenta salvar o Charlie da morte várias vezes.

Nessa terceira temporada, o triângulo amoroso Jack-Kate-Sawyer esquenta com a chegada de Juliet. As tensões existentes entre os três personagens, o amor não expresso, soma-se ao sexo. Apesar da chegada de Juliet e da gracinha da Claire, é Kate quem continua despejando a maior carga de sensualidade na série. O que dizer da cena em que ela, tentando compensar o ciúme que sente de Jack com Juliet, se entrega a Sawyer na barraca? E como eu tenho a tendência a gostar mais do Jack, vibrei quando ele confessou amá-la no último episódio. Também me emocionei com a alegria de Jack ao saber que seus amigos ainda estavam vivos, quando recebeu a ligação do Hurley. Esses momentos ternos da série são escritos com delicadeza pela equipe, sempre com o cuidado de não exagerar, já que LOST é essencialmente uma série de mistério. Se bem que eu nem falei nada do projeto Dharma e das inúmeras teorias sobre a ilha. Talvez porque isso seja menos importante pra mim do que a relação existente entre os personagens.

Quanto a Rodrigo Santoro, Paulo, seu personagem, foi uma decepção. Especialmente para o público brasileiro. Mas a culpa foi mesmo dos roteiristas, que não pensaram melhor o seu personagem, e no final, acabaram se arrependendo de tê-lo criado. Pelo menos o episódio de despedida do Santoro na série ("Exposé") foi bem legal. Ficou como um episódio especial mostrando os acontecimentos na ilha do ponto de vista de quem não faz parte da panelinha de Jack, Locke, Kate e cia. Foi bastante digno. Não deixa de ser interessante esse formato de série de televisão, que, como uma telenovela, vai se adaptando aos gostos da audiência.

E a season finale da terceira temporada conseguiu ser ainda melhor que o final da segunda. Há sempre uma grande expectativa com o episódio especial final, de duas horas. E "Through the looking glass" não apenas supera todas as expectativas como chegou a ser considerado o melhor episódio da série no site tv.com. E quem reclamou dos flashbacks fracos do Jack pôde se calar com esse flashback ao contrário, ou flashforward. Matthew Fox provou e comprovou que é o grande ator da série. Sua performance na estória fora da ilha, barbudo, deprimido, drogado, bêbado, sem rumo, é de arrepiar. Inclusive, a lentidão com que a estória do Jack no futuro é contada até me lembrou um pouco a "trilogia da morte" de Gus Van Sant! E assim, LOST fechou essa temporada com chave de ouro, deixando os fãs mais do que satisfeitos. Claro que os produtores ainda estão com muita batata quente na mão para segurar nos próximos três anos, mas vamos torcer para que os vagões continuem nos trilhos.

Pra fechar, meu top 5 episódios:

1. "Through the looking glass" - Jack nos mostrando a dor de ser um Moisés dos tempos modernos.
2. "Greatest Hits" - O que dizer do abraço de Charlie em Hurley, dizendo "I love you, brotha", enquanto se prepara para a morte?
3. "Flashes before your eyes" - Desmond e as viagens no tempo.
4. "The Man from Tallahassee" - Finalmente soubemos como Locke ficou paralítico. O flashback mais esperado da série.
5. "The Man behind the curtain" - Ben, o grande vilão de LOST, e seu passado negro.

Nenhum comentário: