sexta-feira, maio 25, 2007

24 HORAS - SEXTA TEMPORADA (24 - Season Six)



A sexta temporada (2007) de 24 HORAS tinha tudo para ser uma das melhores da história da série. A temporada anterior terminou com Jack Bauer sendo raptado pelos chineses, que descobriram que ele estava vivo e o levaram para a prisão. O que ninguém esperava é que ele passaria três anos numa prisão na China, à base de muita tortura. Três anos depois ele retorna aos Estados Unidos. O clima no país está muito pior, com os ataques de terrorismo e a paranóia atingindo níveis absurdos. Barbudo, cansado, deprimido, cheio de marcas de queimadura no corpo, Jack Bauer voltou. Mas o pior é que ele só voltou para ser usado como um cordeiro para o sacrifício. Quer dizer, o seu próprio país, a quem ele tanto defendeu e salvou, quer dá-lo em sacrifício para um de seus inimigos árabes que querem a sua cabeça em troca de bombas atômicas. Achei muito interessante essa premissa inicial. Jack Bauer se aproximando da figura de Jesus Cristo. Ele, que tantas vezes salvou o mundo, agora vai ser sacrificado para mais uma vez salvar a humanidade ingrata. Sensacional.

Por isso que eu achei uma pena que essa temporada, que começou assim tão bem, tenha desandado e se tornado a mais fraca de todas até então. Dentro de poucas horas, isto é, de poucos episódios, Jack Bauer voltaria a ser o mesmo sujeito confiante e bom de briga que a gente conhece e todo aquele rancor e os três anos de sofrimento na China parece até que nem existiram. E a série foi repetindo os seus velhos clichês e até mesmo as mortes de conhecidos personagens acabaram não tendo nenhum impacto. Um dos momentos de maior impacto da série aconteceu quando uma bomba atômica explode próximo a Los Angeles, mas mesmo isso depois é praticamente esquecido nos episódios seguintes.

Se na quinta temporada, os principais destaques foram o Presidente Charles Logan e a Primeira-Dama meio maluca Martha Logan, nessa, dois novos e belos rostos se destacam: Nadia Yassir (a latina Marisol Nichols), na CTU, e a cunhada de Jack, Marilyn Bauer (Rena Sofer, a esposa de Nathan Petrelli em HEROES). No mais, há bem poucos personagens que chamam a atenção.

Talvez uma das principais razões de a série ter desandado nesse ano tenha sido a ausência de Jon Cassar da direção dos episódios da segunda metade da série. Cassar participou ativamente da série, tendo dirigido os episódios mais importantes desde a segunda temporada. No entanto, ele foi sumindo dessa temporada, depois de dirigir seis episódios, e passou a bola para outro nome familiar da série: Brad Turner. David Fury, um dos produtores da série, admitiu que essa temporada foi mesmo problemática e de resultado pouco satisfatório, correndo, inclusive, o perigo de perder alguns fãs nas duas temporadas seguintes. Parece que a intenção dos executivos da FOX é mudar na sétima temporada. Pra mim, o ideal seria a série sair definitivamente da CTU e mostrar Jack Bauer vivendo aventuras em outros lugares. Talvez assim 24 HORAS ganhe novo fôlego.

Nenhum comentário: