quinta-feira, março 01, 2007

TURISTAS



Engraçado que quando ouvi falar desse filme e da polêmica em torno do modo como o Brasil é mostrado, eu imaginei que ele seria um grande sucesso de bilheteria no país do Carnaval. Em vez disso, depois de uma semana de exibição, o filme já passou a ter apenas minguadas sessões. Das duas uma, ou o povo preferiu mesmo não ver o filme devido à má imagem que ele faz do Brasil ou a propaganda gratuita em cima da polêmica não surtiu o efeito desejado pelos produtores. Na minha opinião, TURISTAS (2006) é um filme bem mais divertido que SERPENTES A BORDO, pra comparar com outro exemplar do cinema exploitation recente.

Engraçado quando passou uma matéria sobre TURISTAS no Fantástico, os âncoras da Globo falando do filme de forma perjorativa, sobre o quanto ele pode prejudicar o turismo local. Aí, logo em seguida, passam uma matéria sobre um grupo de turistas que foram assaltados no Rio de Janeiro. Só pode ser piada mesmo.

TURISTAS já começa bastante animado, com uma canção do Marcelo D2, e termina com "Fico Assim sem Você", de Claudinho e Buchecha, na conhecida versão de Adriana Calcanhoto. Não deixa de ser bastante estranho ver um filme de horror com essas canções e com muitas falas em português. Lá pelo meio, o filme também mostra um pouco do funk carioca, o pancadão, numa cena em que os turistas estão se esbaldando de beber caipirinha e cerveja e de meter a mão no que de melhor o país tem, as mulheres. O que eles não sabiam é que iriam acordar sem nenhum tostão no bolso e correndo perigo de vida - dois deles seriam carregados como porcos amarrados numa vara. O grande vilão do filme é um médico que captura turistas incautos para tirar os seus órgãos. Há uma seqüência perturbadora desse tal médico tirando com toda a calma do mundo os órgãos de uma bela jovem. Porém, curiosamente, os momentos de mais adrenalina do filme se passam debaixo d'água, perto de umas grutas que têm água cristalina.

TURISTAS foi dirigido por John Stockwell, cujos filmes mais conhecidos são o simpático GOSTOSA LOUCURA (2001), com a Kirsten Dunst, e a aventura MERGULHO RADICAL (2005), com Paul Walker e Jessica Alba. Talvez esse último filme tenha inspirado as cenas debaixo d'água de TURISTAS. Para um exploitation movie, até que há bem poucas cenas de nudez, ainda que a exploração da beleza e sensualidade das meninas esteja em toda a primeira metade do filme. Se é bom eu não sei, só sei que eu gostei.

Nenhum comentário: