quarta-feira, março 28, 2007

SARAH SILVERMAN: JESUS IS MAGIC



Acho que tenho um pouco de preconceito com mulher comediante. Tenho a impressão de que o humor não combina muito com a mulher, especialmente se ela for bonita e atraente como Sarah Silverman. Até a Julia Louis Dreyfus, de SEINFELD, atriz que rendeu muitos momentos engraçados na série, até mesmo ela depende muito de seus colegas para que as gags funcionem. Mas não quero parecer preconceituoso e sei reconhecer a inteligência e criatividade de Sarah. Curiosamente, ela nasceu no dia 1º de dezembro de 1970, exatos 35 anos após o nascimento de Woody Allen. Com essa mania que eu tenho de procurar saber os signos das pessoas, fui conferir a data de nascimento dela e me deparei com essa coincidência. Vai ver quem nasce nesse dia tem boas chances de se tornar um bom stand-up comedian, hein! :) E pra completar, ambos são judeus.

Eu admiro muito os comediantes americanos por fazerem trabalhos originais e criativos. Eles não apenas contam piadas dos outros, como fazem os humoristas brasileiros. Interessante que os stand-up comedians nem sempre fazem seus shows com a intenção de fazer rir. Às vezes, seus shows não são nenhum pouco engraçados, são até tristes e depressivos, mas que podem ter a sua graça própria. No caso de Sarah Silverman, eu confesso que não dei uma risada sequer com o seu espetáculo. Na verdade, achei o seu humor um pouco estranho, meio preconceituoso e sua persona um tanto quanto cheia de si. Mas seu narcisismo, no final de SARAH SILVERMAN: JESUS IS MAGIC (2005), rendeu um momento sensacional. E sexy. "You're a star. And I'm a star fucker", ela diz em frente ao espelho, segundos antes de dar um beijo na própria boca.

O filme é uma mistura de falso documentário com show de humor com seqüências musicais. Às vezes em formato de clipe, às vezes no próprio palco. Eu gostei das canções. O primeiro clipe é ótimo, tanto a música quanto a letra. Gostei da que ela afirmou se tratar de uma canção de amor. A letra diz: "I love you more than bears love honey. / I love you more than Jews love money. / I love you more than Asians are good at math. / I love you even if it's not hip. / I love you more than black people don't tip"... e por aí vai. O rock "You're gonna die soon" também é uma graça e no clipe ela canta num asilo de velhinhos.

No show, Sarah Silverman mexe com temas muito delicados como o holocausto dos judeus, a gravidez precoce das meninas negras, Deus, AIDS, anti-semitismo, racismo, homofobia, sexo anal (ela tem uma opinião parecida com a de Mel Gibson sobre o assunto). Nem sempre as piadas funcionam, mas muitos riem bastante. Na verdade, achei um pouco de mal gosto o que ela fez na última canção de seu show, mas se é comédia, então está valendo. Talvez Sarah Silverman seja um pouco como SEINFELD. É questão de se acostumar, uma questão de gosto adquirido. Uma boa chance de descobrir isso é assistindo aos episódios de seu mais recente programa de televisão - THE SARAH SILVERMAN PROGRAM (2007), que deve ser parecido com esse longa.

Agradecimentos ao meu chapa Renato Doho, que me apresentou à Sarah Silverman.

Nenhum comentário: