terça-feira, março 27, 2007

OS PIVETES (Les Mistons)



OS PIVETES (1957) é considerado o primeiro curta-metragem de François Truffaut, já que UNE VISITE (1954), curta em 16 mm que o cineasta fez com Jacques Rivette como operador de câmera e que posteriormente foi reeditado por Alain Resnais, se perdeu, de acordo com entrevista do diretor constante do livro "O Cinema Segundo François Truffaut". Como Truffaut não gostava desse curta, ele até preferiu que fosse assim o destino desse seu primeiro trabalho na direção.

Já OS PIVETES é um filme que sintetiza muito do que veríamos nas melhores obras do cineasta. A começar pelo próprio ponto de vista infantil, que seria melhor trabalhado em seu longa-metragem de estréia, OS INCOMPREENDIDOS (1959). Em OS PIVETES, um grupo de garotos têm verdadeira obsessão por uma bela mulher. Como eles são jovens demais para amá-la, eles tentam de alguma maneira estragar a vida dos rapazes que se aproximam dela. Uma das primeiras linhas de narração do filme cita as pernas dela e a saia que voa quando ela anda de bicicleta. Esse detalhe das pernas e da saia das mulheres seria mais explicitamente abordado em O HOMEM QUE AMAVA AS MULHERES (1977), mas é um tema que se repete em muitos outros filmes do diretor, inclusive os do ciclo Antoine Doinel. O respeito pelos mortos, que seria enfatizado em O QUARTO VERDE (1978), também aparece de maneira sutil nesse curta.

Engraçado que Truffaut não teve a preocupação ou a intenção de tornar o curta parecido com ele - até porque ele ainda era um diretor em formação. Ele apenas quis adaptar o conto de Maurice Polons da melhor maneira possível. Na primeira versão do filme, havia cenas de diálogos do casal, mas aí Truffaut odiou essas cenas e as tirou do corte "oficial". Na época, o diretor tinha medo de não conseguir criar bons diálogos. Felizmente, foi exatamente o oposto que aconteceu, já que seus filmes contam com diálogos excelentes.

Estou pensando se revejo UMA MULHER PARA DOIS (1962), que é um filme que eu vi no cinema em 1998. Já são quase dez anos. Acho que já está bom de ser revisto, não é? Encontrei no emule o curta ANTOINE ET COLETTE (1962), que eu nunca vi. E estou aguardando que finalize o download. Outros Truffauts já devidamente baixados e esperando o momento certo pra assistir: UM SÓ PECADO (1964) e A NOIVA ESTAVA DE PRETO (1967).

Agradecimentos especiais à sumida Carol Vieira.

Nenhum comentário: