quinta-feira, março 15, 2007

O ESTRANHO PODER DE MATAR (The Shout)



É sempre bom estar de olho nesses lançamentos que aparecem nos saldões dos grandes magazines e nas bancas de jornais. Distribuidoras independentes e pouco conhecidas têm trazido filmes importantes em precinhos bastante camaradas. Só no último mês eu adquiri BUFFALO BILL, de Robert Altman, BAD TIMING e MALÍCIA ATÔMICA, ambos de Nicolas Roeg, BLACKOUT, de Abel Ferrara, e A ÚLTIMA ONDA, de Peter Weir. Também por apenas dez pilas adquiri este O ESTRANHO PODER DE MATAR (1978), de um cineasta querido da Cahiers du Cinema, o polonês Jerzy Skolimowski, que nas décadas de 70 e 80 trabalhou bastante na Inglaterra.

Trata-se de um filme de terror original e bem pouco convencional. Aliás, nem sei se dá pra classificá-lo como horror, já que é um filme bem estranho e que não tem muitos vínculos com os elementos que a gente costuma associar com o gênero. Em poucas palavras, O ESTRANHO PODER DE MATAR é um filme sobre um homem que tem o poder de matar pessoas e animais com a força de seu grito. Só esse enredo já desperta a curiosidade do espectador. Mas por mais que o enredo seja meio HEROES, o andamento do filme o aproxima mais dos filmes de arte europeus. Inclusive, achei a imagem um pouco lavada, mas isso é mais culpa do estilo de fotografia utilizada nas produções inglesas. Não sei porque razão os filmes produzidos lá têm essa aparência.

Já faz um tempão que eu assisti o filme, portanto, muita coisa já fugiu de minha memória. Dei uma olhada nos textos sobre o filme na internet e fui me lembrando de algumas coisas. Na trama, John Hurt é Anthony Fielding, um homem casado que toca órgão numa igreja numa cidadezinha do interior da Inglaterra. Certo dia ele conhece Crossley, um homem (Alan Bates) que se convidou para almoçar na casa dele. No almoço, esse homem conta que passou 18 anos convivendo com os aborígenes, que com eles aprendeu muito da magia daquele povo e que também matou seus próprios filhos. Essa confissão assustou a esposa de Anthony (Susannah York), que ficou se perguntando porque diabos o marido traz um homem estranho daqueles para sua casa. Seus problemas apenas começaram. Toda essa história é contada num flashback. A cena do grito de Crossley no deserto é de arrepiar todos os cabelos do corpo.

P.S.: Finalmente, TWIN PEAKS - SEGUNDA TEMPORADA está em pré-venda! A 2001 prevê o envio da série para o dia 24 de abril. Mal posso esperar! Outra promoção imperdível do site é a excelente edição de GAROTAS DO ABC, do Carlão Reichenbach, que está a preço de banana lá. E eu juro que não estou ganhando nada com essa propaganda.

Nenhum comentário: