quarta-feira, março 21, 2007

O BOM PASTOR (The Good Shepherd)



Uma pena ver Robert De Niro dispor tanto tempo de sua vida num filme longo, arrastado e chato como O BOM PASTOR (2006). Acho que ele continuar apenas na atuação, de preferência voltando a fazer filmes ao lado de seu companheiro Martin Scorsese. Aliás, se não fosse o Marty, De Niro não seria esse gigante que é hoje. Inclusive, algumas de suas atuações dos anos 90 pra cá são meio canastras - de cabeça, lembro de FRANKENSTEIN e O AMIGO OCULTO. Mas deixemos um pouco de lado o De Niro ator e nos concentremos nesse filme de espionagem que tem a intenção de mostrar 40 anos da CIA, do ponto de vista de um de seus principais agentes, interpretado por Matt Damon.

O filme começa na década de 60, com o seu protagonista investigando a existência de um espião infiltrado na organização, no auge da Guerra Fria. Sua mente volta aos tempos de sua juventude, na época de sua participação na fundação da Agência Central de Inteligência. No plano sentimental, duas mulheres foram de grande importância em sua vida: uma jovem surda por quem ele se apaixonou (Tammy Blanchard) e a irmã de um membro da organização secreta que ele participava (seria a Maçonaria?), interpretada por Angelina Jolie. Devido a uma gravidez indesejada, ele é forçado a se casar com essa moça. No entanto, seu casamento seria interrompido logo no início, já que ele ficaria vários anos trabalhando na Europa realizando missões perigosas e confidenciais.

Tudo no filme é cheio de segredos, o tom de voz dos personagens é sempre baixo e muitas vezes eles conversam sem olhar um para outro. Isso pode ser visto como um charme a mais para o filme, mas a verdade é que isso acabou por me deixar cansado de ouvir tanta coisa que só interessa aos envolvidos em duas horas e quarenta minutos de duração. Tudo bem que muito do que é mostrado no filme é de vital importância para a história contemporânea, mas chega uma hora que cansa.

Apesar de eu não ter gostado muito, não diria que O BOM PASTOR é ruim ou mal feito. De Niro foi muito cuidadoso nos aspectos da encenação, direção de arte, figurino, escolha do elenco e até nos discretos efeitos especiais. Pena que o resultado tenha saído tão frio e monótono. E é uma pena que a frase "I don't know anything about you" dita pela Angelina Jolie no trailer não apareça no filme. Pelo menos "I live with a ghost" marca presença. :) A propósito, não deixem de conferir a brincadeira que a Fer fez em cima do trailer do filme em seu blog.

Nenhum comentário: