quinta-feira, março 29, 2007

NÚMERO 23 (The Number 23)



Que filminho mais vagabundo esse NÚMERO 23 (2007), hein. Joel Schumacher mais uma vez se esforça para permanecer na concorrida lista de piores diretores de Hollywood em um filme tão ruim quanto BATMAN E ROBIN (1997). Quando Schumacher trabalha com um bom roteiro, como em TEMPO DE MATAR (1996) ou POR UM FIO (2002) até que ele consegue obter algo que preste, mas é só colocar um roteiro ruim nas mãos que ele se sente obrigado a criar um desfile de escola de samba, numa tentativa frustrada de suprir as deficiências de um roteiro capenga. NÚMERO 23 é tão ruim que eu senti vergonha de estar dentro do cinema e de ver Jim Carrey e Virginia Madsen recitando os seus diálogos toscos para pagarem suas contas.

Em NÚMERO 23, Jim Carrey é um desses sujeitos que saem pegando cachorros sem dono ou perdidos pela rua. Um dia sua esposa (Virginia Madsen) compra-lhe um livro chamado "The Number 23". Ele começa a ler o livro e acha tudo muito familiar. Como se o autor tivesse escrito a história de sua vida. Ao mesmo, ele passa a ficar obcecado pelo número 23. Pior do que a trama na "vida real" só mesmo a trama do livro, um arremedo de film noir com fotografia meio embaçada. E quando a gente imagina que o filme não tem como ficar pior, ele fica. O desenvolvimento e a conclusão da trama é um negócio simplesmente ridículo. E é tudo feito da maneira mais desleixada possível, sem o menor respeito com o espectador.

Os interessados em numerologia acabam tendo uma grande decepção com a quantidade de besteiras que o filme inventa com o tal número maldito. E aí que temos que ouvir ou ler coisas como "o número do uniforme de Al Capone era 23" ou "Júlior César foi assassinado com 23 facadas." Além do mais, dois dividido por três não é 0,666. É 0,6666666... Esse povo gosta de forçar a barra para provar suas teorias. Legal mesmo foi o post que um sujeito escreveu no IMDB tirando onda com o filme. Vejam só:

"I was born in July which is the 7th month
My sister was born in december. 12th month
My dog is 9 yrs. old
my favorite tv show is 24
I lost my virginity when i was 17
My girlfriend has 2 teeth.

12-7+9+24-17+2= TWENTY THREE.

I cant wait to see the movie."

Nenhum comentário: