sexta-feira, fevereiro 09, 2007

OS SUPREMOS 2 (Ultimate Avengers II / Ultimate Avengers 2: Rise of the Panther)



Se o primeiro desenho em longa-metragem dos Vingadores versão ultimate já não era uma maravilha, esse segundo filme é um lixo total. No primeiro, ao menos havia um ótimo prólogo mostrando o Capitão América lutando na Segunda Guerra, seu esforço para se adaptar ao novo mundo e aquela luta final entre os Vingadores e o Hulk. Dessa vez, o principal herói do filme é o Pantera Negra, que acaba saindo de seu fortificado país na África para pedir ajuda ao Capitão América nos Estados Unidos. Enquanto isso, o coitado do Bruce Banner fica detido depois de todos os estragos que o seu alter-ego cometeu no filme anterior. Hank Pym, o Golias (ou seria Gigante?), também recebe uma posição de maior destaque nesse segundo filme.

Uma das coisas que mais incomoda nesse desenho é ele sequer se aproximar plasticamente dos belos traços de Bryan Hitch, o desenhista responsável pelas elogiadas histórias em quadrinhos na qual o filme se baseia. Mas isso já é comum em se tratando de desenhos animados, principalmente os feitos às pressas e com pouco dinheiro envolvido. A melhor coisa do DVD é mesmo o pequeno documentário que traz depoimentos do roteirista Mark Millar, que quando criou essa versão dos Vingadores dentro de outro universo, tentou fazer uma boa atualização, trazendo mais violência e mais realismo. Nos quadrinhos do universo ultimate, o Capitão América é super-reacionário, o Hulk é um monstro tarado e que mata centenas de pessoas em seu acesso de raiva e Nick Fury não se importa tanto em fazer os trabalhos sujos do governo. Pena eu não estar acompanhando os quadrinhos dos Supremos. Só li duas edições que um amigo me emprestou e me pareceu ótimo. Bem que a Panini podia lançar um encadernado com esse material, considerado por muitos como a melhor série de super-heróis da atualidade.

Sobre o Pantera Negra, interessante como os quadrinhos da Marvel estão trazendo atualmente personagens esquecidos das décadas passadas. Além do Pantera Negra, o Cavaleiro da Lua está de volta com título próprio e um tratamento muito bom. A Marvel Max desse mês trará uma mini-série do Motoqueiro Fantasma, um personagem um pouco obscuro que ganha novamente visibilidade graças ao filme - que tudo indica que vai ser bem ruim, mas tomara que eu esteja errado. O Luke Cage e o seu amigo Punho de Ferro, apesar de ainda não possuírem título próprio, também têm aparecido mais. A Mulher-Aranha, com sua entrada nos Novos Vingadores, de Brian Michael Bendis, também tem se destacado. Bendis adora a personagem e fez questão de colocá-la na série. Trata-se de uma das heroínas mais gostosas do Universo Marvel.

O próximo desenho da Marvel a sair em DVD será o do Homem de Ferro, que até já saiu nos Estados Unidos e deve sair no Brasil em abril pela Paris Filmes. Em seguida, será a vez do Dr. Estranho, outro herói da Marvel que tem ganhado maior visibilidade e que é queridinho de outro fera dos quadrinhos atuais: J.M. Straczynski. Eu nunca simpatizei muito com esse herói, mas também não tenho nada contra. Além do mais, a mini-série que conta a origem do herói feita pelo Straczynski é bem boa.

Nenhum comentário: