quinta-feira, fevereiro 08, 2007

JOGADOR MISTERIOSO (Il Cartaio / The Card Player)



Chegou em DVD recentemente no Brasil esse belo e torto filme de Dario Argento. Torto no sentido de que a encenação é muito estranha, como se a maioria dos atores fossem ruins ou não conseguissem interpretar de maneira convincente, mas é um filme bem mais regular que o anterior de Argento, o SLEEPLESS (2001). Em JOGADOR MISTERIOSO (2004) o diretor está mais contido no que se refere a sua maestria técnica, no seu virtuosismo, e principalmente no sangue jorrando, totalmente ausente desse filme.

No começo, eu fiquei um pouco incomodado com o filme, achando tudo muito estranho, mas depois eu passei a gostar e a me envolver com a estória que lida com um serial killer que pega suas vítimas, deixa-as amarradas e em frente a uma webcam e convida os policiais a jogarem pôquer com ele. Caso ele ganhe, a vítima será assassinada; se ele perder, ele solta a vítima. Stefania Rocca é a detetive de polícia que primeiro entra em contato com o assassino, que sempre se comunica com ela na tela de seu computador. Ela se junta ao policial inglês interpretado por Liam Cunningham para juntos pegarem o assassino. Enquanto não conseguem, o jeito é ir jogando pôquer.

JOGADOR MISTERIOSO é um autêntico giallo. Há a paranóia, há o asassino de luvas pretas, há o uso estilizado de movimentos de câmera (ainda que sutil, nesse filme). Mas é um giallo para os novos tempos, mais adequado ao mundo digital. Ainda que mostre suas já tradicionais luvas pretas, o assassino, pelo menos enquanto não aparece, é um ser virtual. A própria trilha sonora de Claudio Simonetti - colaborador de Argento desde os tempos de PRELÚDIO PARA MATAR (2005) - é eletrônica.

Uma das coisas que mais me deixa empolgado nos filmes do Argento é quando ele inventa de fazer seqüências noturnas de suspense. Quem consegue esquecer a seqüência inicial na chuva de SUSPIRIA (1977) ou a cena do cachorro de TENEBRE (1982)? São cenas que nos jogam dentro de uma atmosfera de pesadelo que não encontra paralelos em nenhum outro cinema. Em JOGADOR MISTERIOSO, temos duas impressionantes seqüências noturnas: a cena em que o assassino ameaça Stefania Rocca em sua própria casa e a da jovem gostosa seduzindo o jovem especialista em pôquer no bar.

Fiquei tão animado com esse filme que tratei de baixar mais dois Argentos: SÍNDROME MORTAL (1996) e TI PIACE HITCHCOCK? (2005). Esse último já acabou de baixar, mas tem uma dublagem horrível, em alemão. Além do mais, não consegui legendas que sincronizassem na internet. Não sei se apago o filme e procuro outra versão ou se espero alguém me ajudar a encontrar legendas que sirvam. Argento está finalizando atualmente o aguardadíssimo LA TERZA MADRE (2007), com Asia Argento e Udo Kier encabeçando o elenco.

Nenhum comentário: