quinta-feira, janeiro 18, 2007

O TERROR DA PREMONIÇÃO (Yogen / Premonition)



Quando soube que Norio Tsuruta participaria do elenco da segunda temporada de MASTERS OF HORROR, logo fiquei interessado em sua obra. Só havia visto até então RING 0 - O CHAMADO (2000), que não me entusiasmou muito. Pareceu-me inferior aos outros quatro títulos dirigido pelo Hideo Nakata. Quando passei na locadora no último sábado, deu vontade de pegar pra ver este O TERROR DA PREMONIÇÃO (2004), o segundo filme a integrar o projeto J-Horror Theater, e que saiu em DVD no Brasil pela Paris Filmes. Os outros dois títulos prontos dos seis prometidos são INFECÇÃO (2004), de Masayuki Ochiai, e ALMAS REENCARNADAS (2005), de Takashi Shimizu. Desses três, apenas o filme de Shimizu teve a sorte de chegar aos nossos cinemas. Os outros foram direto para DVD.

O TERROR DA PREMONIÇÃO é baseado num mangá de horror de muito sucesso no Japão, escrito pelo pioneiro Jiro Tsunoda. A estória é meio absurda, mas a graça está justamente nisso. O prólogo é perfeito. Nele, vemos um homem, sua esposa e sua filha num carro, voltando pra casa depois de um fim de semana de folga. O sujeito não está conseguindo enviar uns arquivos do trabalho pelo seu notebook e resolve passar numa cabine de telefone público para enviar o tal arquivo. Enquanto isso, a mulher e a garotinha ficam no carro. Na cabine, ele encontra um jornal com a notícia do falecimento de uma garotinha num acidente de carro. Ele percebe que a garotinha é a sua própria filha e olha o horário do acidente. Ele, obviamente, fica perplexo, sem conseguir acreditar no absurdo da situação. Essa sua falta de ação acaba custando a vida da menina. Após a cena do acidente, surgem os criativos créditos, destacando a figura de um jornal voando pelo céu.

Se o filme mantesse a mesma qualidade do prólogo seria ótimo. Pena que aos poucos ele vai se tornando um pouco chato, arrastado e com uma trama que não empolga. Além do mais, não há sequer um bom momento de susto ou de arrepio, coisa que não falta nos filmes do Shimizu e do Nakata, pra citar os mais famosos. O que há de mais interessante é o drama do casal separado, a originalidade da idéia do jornal e alguns momentos de construção de suspense, como na cena em que eles encontram o vídeo de um sujeito que resolveu alterar o futuro através das premonições. É fato que os japoneses sempre são muito criativos no território do cinema fantástico - os caras já fizeram terror até com espirais (UZUMAKI)! Quanto a Tsuruta, vamos ver como será a sua estréia nos Estados Unidos com DREAM CRUISE (2007), último episódio da segunda temporada de MASTERS OF HORROR.

Nenhum comentário: