terça-feira, janeiro 02, 2007

BEYOND THE CLOUDS / THE PLACE PROMISED IN OUR EARLY DAYS (Kumo no Mukou, Yakusoku no Basho)



Nada como começar o ano com animação, hein.:) Ok, o trocadilho foi meio sem graça, mas pelo menos deu pra notar que hoje eu estou de bom humor. Vamos ao filme, então.

Quem assiste aos curtas SHE AND HER CAT (1999) e THE VOICES OF A DISTANT STAR (2003) com certeza fica logo impressionado com o talento de Makoto Shinkai. Esse rapaz fez essas animações de pura poesia praticamente sozinho. Ele e seu Macintosh. Por essa razão, a expectativa em torno do primeiro longa-metragem de Shinkai era grande. BEYOND THE CLOUDS (2004) é uma produção bem mais ambiciosa e complexa, mas que ainda conta com alguns aspectos de seus filmes anteriores. Em especial a temática da solidão, bastante explorada principalmente em THE VOICES OF A DISTANT STAR.

Se existe um problema em BEYOND THE CLOUDS é a complexidade da trama que envolve universos paralelos e uma intrincada trama política na qual o Japão é um país dividido entre Norte e Sul - como atualmente é a Coréia. Os protagonistas são os jovens Hiroki e Takuya. Ambos são fascinados por Física e sonham em construir um avião para chegar até uma torre gigante que fica localizada entre as porções Norte e Sul do Japão. Tanto Hiroki quanto Takuya são interessados numa colega de escola, Sayuri, uma menina que tem, com freqüencia, estranhos sonhos. Três anos depois, os três amigos estão separados e vivendo em cidades diferentes. Um deles se conecta com Sayuri através de sonhos. A menina vive em estado de coma e morando sozinha num universo paralelo, ao mesmo tempo em que seu corpo é conectado a aparelhos monitorados por uma equipe de cientistas especializados em universos paralelos. O filme mostra a teoria de que as realidades alternativas são como sonhos do universo.

Suspeito que os japoneses têm uma mente muito mais desenvolvida que a dos ocidentais, muito acostumados às narrativas clássicas americanas que, se comparadas às narrativas japonesas, parecem até um pouco didáticas. Quer dizer, a complicação não se deve apenas ao formato narrativo, mas à tendência que os japoneses têm de gostar de coisas complicadas, vide séries como NEON GENESIS EVANGELION, SERIAL EXPERIMENTS LAIN e PARANOIA AGENT. Provavelmente porque o modo que eles têm de pensar é totalmente diferente do nosso. Apesar de eu ter queimado alguns neurônios - muitas vezes em vão - pra tentar entender a intrincada trama, os momentos mais ligados aos sentimentos e à emoção dos personagens me impressionaram bastante. Em especial ao momento final, quando um dos personagens tenta resgatar Sayuri do universo paralelo onde ela habita. A música excepcional de Tenmon contribui para tornar BEYOND THE CLOUDS ainda mais convidativo.

Agradecimentos especiais ao amigão Marcelo Reis, que é quem tem me apresentado à obra de Makoto Shinkai.

P.S.: Quem quiser conferir no youtube o belíssimo SHE AND HER CAT, eis o link. Garanto que serão cinco minutos muito bem aproveitados.

Nenhum comentário: