terça-feira, dezembro 12, 2006

ÁRIDO MOVIE



Depois de quase dez anos de sua estréia na direção de longas com BAILE PERFUMADO (1997), Lírio Ferreira chega ao seu segundo longa atirando para todos os lados e fazendo um cinema chapado de maconha. Maconha é o que não falta em ÁRIDO MOVIE (2005). Desde a educativa cena de Selton Mello ensinando como se faz um bom baseado, passando pelo êxtase dos amigos ao encontrar uma plantação de canabis até as discussões sobre a legalização, a maconha é o centro do filme. Ou um dos centros, porque o filme não tem bem um centro, é meio solto.

O protagonista é Jonas (Guilherme Weber), sujeito que nasceu no interior de Pernambuco, mas que hoje mora em São Paulo e apresenta a metereologia no telejornal de uma grande rede de TV. Ele fica sabendo da morte de seu pai (Paulo César Pereio), assassinado depois de sair de uma festa com uma moça. Assim, ele parte para a cidadezinha dominada pela seca. No meio do caminho, ele recebe carona de uma videomaker (Giulia Gam), que está indo ao local para conhecer um velho guru com idéias mirabolantes que envolvem outros planetas. Ao chegar lá, a matriarca cobra de Jonas uma vingança aos autores do assassinato de seu pai. Em direção à cidade, os três amigos maconheiros de Jonas.

ÁRIDO MOVIE pode não ser bem sucedido e ter um desenvolvimento pouco satisfatório quando se aproxima do final, mas ainda assim, pra mim foi um prazer assistí-lo. Talvez pelo fato de eu me sentir também meio estrangeiro nos lugares. De certa maneira, o filme dialoga com títulos recentes como BRASÍLIA 18%, de Nelson Pereira dos Santos, e O CÉU DE SUELY, de Karim Aïnouz. São filmes totalmente diferentes, claro, mas os três têm um ponto em comum: a pessoa que retorna à sua cidade natal e se sente um estrangeiro no lugar.

Também gosto da mistura de tradição e modernidade que Lírio Ferreira coloca em seus filmes - a começar pelo próprio título. Se na época de BAILE PERFUMADO, o mangue beat de Chico Science estava no auge, no novo filme ele aproveita para colocar uma canção do Mombojó, talvez a melhor banda pernambucana da atualidade. Além do mais, o filme começa com um show dos Renato e Seus Blue Caps num inferninho local e a trilha sonora é do Otto. A música é um elemento muito importante e isso traz uma vitalidade muito grande para o filme.

ÁRIDO MOVIE ainda tem a vantagem de trazer um elenco de peso. Além dos já citados intérpretes, o filme ainda conta com as presenças de Gustavo Falcão, Mariana Lima, José Dumont (excelente, como sempre), Suyane Moreira, Luiz Carlos Vasconcelos, Aramis Trindade, Matheus Nachtergaele, Renata Sorrah, José Celso Martinez Corrêa e participação especial de Xico Sá. Com um elenco desses, até se o filme fosse ruim, ainda valeria uma espiada.

Nenhum comentário: