quinta-feira, dezembro 07, 2006

MASTERS OF HORROR: PELTS



Não vi os dois últimos filmes de Dario Argento produzidos na Itália - JOGADOR MISTERIOSO (2004) e TI PIACE HITCHCOCK? (2005) -, mas ao menos estou acompanhando as contribuições do cineasta para a antologia MASTERS OF HORROR. Talvez por não serem escritos pelo próprio Argento os mini-filmes JENIFER (2005) e PELTS (2006) dão a impressão de que são menos "argentianos" do que seus trabalhos na Europa. Ao contrário do que fez John Carpenter em PRO-LIFE, Argento não lotou seu trabalho com auto-referências. Quer dizer, pode até ter colocado algumas, mas nada tão explícito.

PELTS disputa o segundo lugar da minha preferência, ao lado de FAMILY, de John Landis, entre os episódios dessa segunda temporada de MASTERS OF HORROR. Como em JENIFER, o novo filme tem muito sangue e nudez. Eu diria que o filme é tão ou mais paudurescente que JENIFER. O fato de a mulher não ter uma cara monstruosa ajuda um pouco a PELTS ganhar a parada. A atriz que interpreta a exótica stripper (Ellen Ewusie) é gostossíssima e com um sex appeal fenomenal. Ela é desejada por um homem que trabalha com peles de animais (Meat Loaf Aday). Ele freqüenta habitualmente um top less bar para assistir ao show de lap dancing da moça. De vez em quando ele tenta agarrá-la para fazer sexo anal, mas ela nunca deixa. Pura provocação. O terror entra em cena quando dois caçadores de guaxinim morrem misteriosa e sangrentamente depois de terem matado vários guaxinins. O contato com a pele dos bichos desperta instintos assassinos e suicidas nas pessoas. Entre as cenas que arrancam o nosso "puta que pariu" interior estão a cena do rosto decepado e a cena das agulhas. Perturbador, hein!

Além do excelente timing, das cenas de nudez e do gore, PELTS ainda tem ao seu lado a originalidade do tema. O filme foi baseado num conto de F. Paul Wilson. É também uma ótima fábula de terror que agradará aqueles que condenam a matança de animais para a confecção de casacos de pele. Tem uma personagem no filme que pode lembrar uma das bruxas dos filmes sobrenaturais de Argento - SUSPIRIA (1977), A MANSÃO DO INFERNO (1980) e o novíssimo, e ainda em produção, LA TERZA MADRE.

O próximo episódio da série é novamente de um grande diretor: THE SCREWFLY SOLUTION (2006), de Joe Dante, sobre um vírus que assola a população masculina dos Estados Unidos, os transformando em psicopatas assassinos. Gostei da premissa.

P.S.: Está no ar a nova coluna. Dessa vez eu destaco os lamentáveis falecimentos ligados ao mundo do cinema.

Nenhum comentário: