quinta-feira, novembro 09, 2006

SEINFELD - 1ª TEMPORADA (Seinfeld - Season 1)



Depois de acompanhar integralmente as temporadas 4 e 5 de SEINFELD, estou voltando ao começo da série, já que há muitos episódios que ainda não vi. Desses da primeira temporada, por exemplo, eu só tinha assistido ao segundo - "The Stakeout". O restante era inédito pra mim. A primeira temporada foi curtinha - apenas cinco episódios . Os executivos da NBC ainda não acreditavam no potencial da série. Tanto que o piloto foi ao ar no dia 5 de julho de 1989 e o segundo episódio, depois de um longo período de aprovação, só foi ao ar em 31 de maio de 1990. Foi mais ou menos o que Jerrry Seinfeld e Larry David tentaram mostrar na quarta temporada da série. Eles quase morreram na praia.

O episódio piloto é bem estranho. Pra começar, não tem a Elaine. Depois, Kramer aparece bem diferente, inclusive com um nome diferente (Kessler). Michael Richards ainda não sabia como lidar com o personagem, o que fazer, no que transformá-lo. Diferente de Jason Alexander, que fez um George igualzinho ao das temporadas seguintes, bem definido. Já Jerry, como ele interpretava a si mesmo, não tinha como errar. Mas nota-se na interpretação dos três que o caldo ainda não estava no ponto. Ainda assim, a estória é uma delícia e o papo dos dois amigos, Jerry e George, é sempre um prazer de ver/ouvir. Interessante que Julia Louis-Dreyfus, a Elaine, até a época do lançamento do box com a primeira e a segunda temporadas, nunca havia assistido a esse episódio piloto. Inicialmente, o programa era pra ser um documentário de uma hora e meia sobre o stand-up comedian Jerry Seinfeld. Mas Jerry acabou ganhando uma sitcom.

Esse episódio piloto trata de um assunto de bastante interesse para os homens, que é a dificuldade que se tem de entender as mulheres, de captar os sinais, suas sutilezas. Como sempre fui muito burro em captar esses sinais, me diverti a valer com o episódio, e com o que o Jerry fala em seu show de comediante. Nesse episódio, uma amiga está indo visitá-lo e ele não sabe se ela tem a intenção ou não de ficar com ele.

"The Stakeout" também lida com a relação homem-mulher, quando Jerry fica interessado em uma mulher numa festa. O problema é que ele está acompanhado da Elaine, sua ex e atual amiga. Em "The Robbery", o assunto escolhido é mais trivial, que é aluguel de apartamento. Depois de ter vários eletrodomésticos roubados de seu apartamento, Jerry pensa em se mudar. Em "Male Bounding", Jerry tenta se livrar de um amigo de infância chato, de quem ele não gosta. O que fazer quando tem um sujeito chato insistindo pra sair com você? É o único episódio de toda a série que não começa com "the". "The Stock Tip" lida novamente com a dificuldade da relação homem-mulher, especialmente no que se refere à falta de assunto entre os dois. Esse tema seria melhor tratado num episódio da quinta temporada. Daqui a pouco começo a ver a segundona.

Nenhum comentário: