quinta-feira, outubro 05, 2006

PAULINE NA PRAIA (Pauline à la Plage)



Uma das melhores surpresas da semana passada foi um envelope que eu recebi enviado pelo sumido ex-blogueiro Hugo Leonardo com quatro filmes em divx. Fiquei logo feliz quando vi que PAULINE NA PRAIA (1983), de Eric Rohmer, estava incluso no pacote. Maravilha. Eu adoro os filmes do Rohmer. Depois de Truffaut, talvez seja o cineasta francês que eu mais aprecio.

PAULINE NA PRAIA é o terceiro filme da série "Comédias e Provérbios" que Rohmer dirigiu na década de 80. Dos filmes do diretor, é o mais sensual entre os sete que eu vi, com direito até a cenas de nudez. Na trama, Marion (Arielle Dombasle, que também esteve em UM CASAMENTO PERFEITO) é uma loira gostosona - ela de biquini é um espetáculo! - que aprecia jogos de sedução. Ela está se divorciando do marido e passa as férias na praia com a prima Pauline (Amanda Langlet, que apareceria em CONTO DE VERÃO, 1996). Pauline só tem quinze anos, pouca experiência de vida, mas muita vontade de ter suas aventuras amorosas. Mal chegam na casa de praia, ela já confessa para a prima que está louca pra fazer novas amizades e conhecer alguns rapazes. Quando as duas vão à praia, elas vêem Pierre, um velho amigo de Marion. E com Pierre, Henri, que despertará o interesse de Marion. Contar mais do que isso é estragar as surpresas do filme, mas já posso adiantar que Pauline também conhecerá um rapaz na praia e que uma série de mal entendidos ocorrerá.

Dos filmes de Rohmer que vi, PAULINE NA PRAIA é mais parecido com CONTO DE VERÃO. Tanto pela locação numa região ensolarada, quanto pela opção por personagens jovens. Se bem que esse segundo aspecto é quase uma constante nos filmes do diretor das décadas de 80 e 90. Quem aprecia Rohmer deve apreciar também as muitas conversas que rolam entre os personagens, muitas vezes de cunho filosófico. Como no caso desse filme, o papo diz respeito a relacionamentos amorosos, o filme não me cansou em momento algum. Ao lado de CONTO DE INVERNO (1992), PAULINE NA PRAIA talvez seja o Rohmer que mais me envolveu. Algumas situações são de causar gargalhadas. O filme é uma obra-prima e se eu fizesse hoje o ranking de filmes dos anos 80, com certeza ele entraria no top 20.

Os filmes do ciclo "Comédias e Provérbios" são: A MULHER DO AVIADOR (1981), UM CASAMENTO PERFEITO (1982), PAULINE NA PRAIA, NOITES DE LUA CHEIA (1984), O RAIO VERDE (1986) e O AMIGO DE MINHA AMIGA (1987). Já estou doido pra ver os outros. Agradecimentos especiais ao Hugo.

Nenhum comentário: