sexta-feira, outubro 13, 2006

AS TORRES GÊMEAS (World Trade Center)



Essa semana de folga está me permitindo me atualizar com os filmes em cartaz nos cinemas. Depois de algumas tentativas, consegui ver ontem AS TORRES GÊMEAS (2006), de Oliver Stone. É um belo complemento para VÔO UNITED 93, de Paul Greengrass, embora não seja tão bom quanto. A chave que Stone escolheu é bem diferente, mais tradicional e mais próxima do melodrama. Eu, como fã do gênero, não vejo isso como um problema. E nem acho que Stone pesou a mão e fez um filme muito choroso. Aliás, pode até ter feito, mas não há porque lhe tirar a razão, já que o que aconteceu naquele 11 de setembro foi uma tragédia sem igual na história dos Estados Unidos. Não há nada de errado em chorar. É importante prantear pelos mortos para levar a vida adiante sem o coração pesado.

No entanto, AS TORRES GÊMEAS é um filme sobre sobreviventes, não sobre os mortos. Não deixa de ser interessante ver um filme em que os dois heróis da história não conseguem fazer nenhum ato verdadeiramente heróico e passam praticamente o filme inteiro presos nos destroços dos prédios do World Trade Center. Esses heróis são os policiais John McLoughlin e Will Jimeno, interpretados respectivamente por Nicolas Cage e Michael Peña. Há também um enfoque nas esposas desses policiais, interpretadas por Maria Bello e Maggie Gyllenhaal. As duas atrizes se sairam bem melhor no filme que os protagonistas. Michael Peña, aliás, não é um bom ator - como foi possível conferir em CRASH. A cena em que Nicolas Cage pergunta quem vai com ele resgatar algumas pessoas presas nos andares de cima e ele diz "I go, sarge", ficou parecendo teatro amador. Já Maggie Gyllenhaal é uma beleza. É uma das atrizes da atualidade que eu mais gosto, tanto pelo seu rosto, belo, estranho e expressivo, quanto por sua competência nos mais diferentes filmes em que atua. A cena em que ela fica sabendo que o marido está vivo é uma das mais emocionantes do filme. Maggie passa uma alegria e uma emoção comoventes.

Interessante o fato de Oliver Stone dirigir um filme que evita mensagens polêmicas ou políticas. O único momento mais ou menos polêmico é quando o fuzileiro que sai de sua cidade para ajudar os sobreviventes diz que quem fez isso vai ter que pagar pelo que fez, ou algo do tipo. Aliás, muito interessante esse personagem do fuzileiro (Michael Shannon), que foi realmente inspirado numa pessoa de verdade, por incrível que pareça.

Ainda que o filme não seja uma obra-prima, acredito que Oliver Stone atingiu o seu objetivo de fazer uma homenagem à coragem e ao senso de fraternidade dos americanos (ou da humanidade em geral), em momentos de dificuldade. Falando de filmes sobre desastres, estou ansioso para conferir o documentário que Spike Lee dirigiu sobre o furacão Katrina. Chama-se WHEN THE LEVEES BROKE: A REQUIEM IN FOUR ACTS (2006). Parece que, ao contrário de Stone, Spike Lee procura os verdadeiros culpados pela morte de milhares de pessoas pobres que não puderam sair a tempo de Nova Orleans. Uma vergonha para a nação mais rica do mundo.

Nenhum comentário: