quinta-feira, agosto 03, 2006

PREMONIÇÃO 3 (Final Destination 3)



Com PREMONIÇÃO 3 (2006), a franquia que começou tão bem em 2000 e que teve uma ótima continuação em 2003 vai mostrando fortes sinais de enfraquecimento. O que já era de se esperar, devido ao tema que facilita e muito a repetição. O segundo filme, dirigido pelo então desconhecido David R. Ellis, foi uma bela surpresa. Ellis demonstrou segurança na direção, fazendo um filme ágil, com uma cena de abertura sensacional (a do acidente na estrada) e cenas de violência gráfica que pareciam saidas dos filmes italianos de horror. E Ellis continuou em curva ascendente quando realizou o ótimo thriller CELULAR - UM GRITO DE SOCORRO (2004) e agora está constantemente na mídia por causa de SERPENTES A BORDO (2006), um dos filmes mais aguardados do ano e uma promessa de sucesso de bilheteria.

Enquanto isso, James Wong, depois de escrever vários episódios memoráveis de ARQUIVO X e de dirigir o primeiro PREMONIÇÃO, só dirigiu aquele filme meia-boca com o Jet Li - O CONFRONTO (2001). Assim, chegamos a esse PREMONIÇÃO 3, que dessa vez traz como seqüência de abertura uma cena numa montanha-russa. Eu esperava ao menos que essa cena fosse bem orquestrada. Eu queria me sentir dentro de uma montanha-russa. Infelizmente, Wong preferiu adotar uma montagem mais picotada, tirando toda a graça da brincadeira. Outra coisa que depõe contra o filme é a pouca criatividade (mórbida) na construção das cenas das mortes. Afinal, a franquia, assim como os filmes da série SEXTA-FEIRA 13, tem como um de seus principais atrativos as cenas de morte.

A única cena de morte que salva o filme é a das duas patricinhas que vão fazer bronzeamento artificial. A cena é incrivelmente cruel. Talvez a morte mais horrível dos três filmes. Tirando essa seqüência, PREMONIÇÃO 3 chega a ser um filme até um pouco monótono. Não tem o suspense do primeiro filme nem a perversidade e o gore do segundo. Se ao menos os personagens fossem um pouquinho mais interessantes, até que daria para se importar um pouco com eles. Do jeito que ficou, tanto faz se eles morrem ou não. Tomara que não inventem de fazer um quarto filme.

Nenhum comentário: