sexta-feira, agosto 04, 2006

A MARSELHESA (La Marseillaise)



Lá do hotel, ligo para o Michel e pergunto: "e aí, Michel, qual a programação de hoje?". Era terça-feira, dia 11, e a Sala Cinemateca exibia filmes relacionados à Revolução Francesa em comemoração ao aniversário do evento. O Michel sugeriu a sessão de A MARSELHESA (1938), de Jean Renoir. Como não tinha visto ainda nenhum filme do diretor e nem conhecia a Sala Cinemateca, seria uma chance de "matar dois coelhos com uma só caixa d'água", como diria a Magda. Pouco antes do Renoir, havia sido exibido 14 JUILLET, de René Clair.

A MARSELHESA, em alguns momentos, parece um daqueles filmes antigos de propaganda, mostrando a Revolução Francesa como um evento glorioso e sem o seu lado negativo. Até mesmo a morte de um dos personagens durante a luta armada é encarada pelo próprio como algo que dá significado à sua vida. Trata-se de um filme cheio do espírito de patriotismo e que deve desagradar àqueles que não gostam muito desse tipo de sentimento. Mas isso tem uma razão de ser e é sempre bom ver o contexto histórico das produções. A MARSELHESA foi produzido numa época em que o governo francês, formado por uma coalisão de partidos, se esforçava para proteger o país da influência dos nazistas.

O filme acompanha as aventuras de um grupo de cidadãos comuns de Marselha que entram na frente de batalha com o objetivo de tirar do poder o rei Luis XVI, Maria-Antonieta e toda a corte. Na seqüência final, quando o grupo de rebeldes invade o palácio do rei, achei meio estranho o filme não mostrar mortes e sangue. Mas depois até que a batalha esquenta.

O problema é que os filmes que vi sobre a Revolução Francesa me fizeram ter uma visão menos romântica do processo, já que mostravam o lado negro do evento. A INGLESA E O DUQUE, de Eric Rohmer, e DANTON - O PROCESSO DA REVOLUÇÃO, de Andrzej Wajda, são dois desses filmes. E bem melhores que o filme de Renoir. Mas não deixa de ser importante eu ter tido um primeiro contato com a obra de um cineasta tão consagrado, ainda que tenha começado por um de seus filmes menos importantes.

Filmes de Renoir disponíveis em DVD: A GRANDE ILUSÃO (1937), A REGRA DO JOGO (1939), O SEGREDO DO PÂNTANO (1941), ESTA TERRA É MINHA (1943), A MULHER DESEJADA (1947), O RIO SAGRADO (1951).

Nenhum comentário: