sexta-feira, agosto 25, 2006

CRIME FERPEITO (Crimen Ferpecto)



Não sou muito conhecedor do trabalho de Álex de la Iglesia. Dele, havia visto apenas AÇÃO MUTANTE (1993) e A COMUNIDADE (2000). Do primeiro, não gostei muito, mas A COMUNIDADE é uma ótima comédia de suspense. CRIME FERPEITO (2004) segue a mesma linha, ainda que não tenha a mesma beleza visual do filme estrelado por Carmen Maura.

Na trama, Guillermo Toledo é Rafael González, um vendedor agressivo que se destaca como o melhor da maior loja de departamentos de Madrid. Seu objetivo de vida é tornar-se o gerente da loja. Rafael faz muito sucesso com as mulheres. Ele conquista todas as mulheres da loja, exceto uma: a feiosa Lourdes (Mónica Cervera), que ele sempre despreza. Seu único empecilho na escalada ao poder é Don Antonio (Luis Varela), o vendedor mais antigo, que pode facilmente ser promovido a gerente por causa do seu longo tempo de serviço. Acidentalmente, Rafael mata Don Antonio e precisa se livrar do corpo. Porém, uma pessoa viu tudo: Lourdes.

Quem já está acostumado com o universo grotesco de Iglesia não vai se surpreender com o estilo peculiar e com o humor negro do diretor. Iglesia parece que tem uma atração pelo caos e adora colocar seus personagens em situações nada cômodas. O protagonista de CRIME FERPEITO - não me acostumo com esse título horrível - saiu de uma situação privilegiada para uma vida de pesadelo, ao lado de uma mulher feia, extremamente possessiva e que suga toda a sua energia. Um dos melhores momentos do filme é a cena em que o detetive encarregado de investigar o caso conta que odiava a esposa dele, que costumava furar as camisinhas apenas para engravidar mais facilmente. Porém, por mais que CRIME FERPEITO seja divertido e interessante, falta algo no filme para nos deixar totalmente satisfeitos.

Saiu recentemente nas locadoras o título anterior de Iglesia, 800 BALAS (2002), que eu ainda não vi e nem tenho tanta vontade de ver. Seu último trabalho produzido na Espanha foi LA HABITACIÓN DEL NIÑO (2006), filme feito para a televisão, integrante do projeto PELÍCULAS PARA NO DORMIR. Esse projeto deve ser uma espécie de versão espanhola do MASTERS OF HORROR e conta com Jaume Balagueró entre seus realizadores.

P.S.: No Youtube é possível ver MIRINDAS ASESINAS (1991), o curta-metragem de estréia de Iglesias.

Nenhum comentário: