terça-feira, agosto 08, 2006

ASSOMBRAÇÃO (Gwai Wik / Re-Cycle)



Acho importante que o público brasileiro saia de casa para ver filmes como esse. Não porque seja um exemplar do cinema fantástico, mas por ser asiático. Felizmente o tailandês ESPÍRITOS - A MORTE ESTÁ AO SEU LADO fez bastante sucesso de público, abrindo as portas para que o horror asiático dispute com o cinemão hollywoodiano pela preferência do espectador. É possível que o público fique cansado de ver cabelos pretos, mas é bom lembrar que um cineasta do porte de um Kiyoshi Kurosawa ainda continua inédito no nosso circuito exibidor. Ainda em relação ao público, é bom notar que boa parte das pessoas que vão ver esse filme, chegam totalmente despreparadas. Quando eu estava na sala, ouvi algumas pessoas dizendo, assim que o filme começou: "nossa, é filme japonês?". Quer dizer, muita gente vai ver o filme apenas pelo título. Outros ficaram rindo do nome da protagonista, Chu Xun, que convenhamos é um pouco engraçado mesmo.

Sabendo que o enredo dos filmes de terror orientais estão se tornando cada vez mais parecidos, os Pang Brothers resolveram mudar um pouco a fórmula que os consagrou em THE EYE - A HERANÇA (2002) e em VISÕES (2004). Assim, chegamos ao novo ASSOMBRAÇÃO (2006), que infelizmente ganhou no Brasil esse título estúpido. O título original, não faço idéia do que significa, mas o título em inglês faz um interessante trocadilho entre a reciclagem e o re-ciclo, o ciclo de nascimento e morte, duas coisas que têm tudo a ver com o filme.

ASSOMBRAÇÃO conta a história de uma jovem escritora cujo romance de estréia foi campeão de vendas. Seu livro é uma história de amor inspirado numa experiência pessoal. Atualmente ela está preparando um novo livro, dessa vez do gênero terror. Enquanto prepara o livro, ela começa a ter visões, a sentir presenças estranhas em sua casa. Uma série de eventos vai levá-la a um estranho lugar, onde ela terá um encontro importante.

A primeira metade do filme, enquanto a protagonista ainda está no nosso plano de existência, é mais convencional. Parece muito com filmes como O GRITO ou O CHAMADO. Mas a partir do momento em que ela entra no outro mundo, o filme se transforma numa obra delirante e com um visual bem interessante. Pena que ao mesmo tempo que vai se tornando mais original, o filme vai ficando mais cansativo. Até lembrei de AMOR ALÉM DA VIDA, aquele filme em que o Robin Williams vai até o inferno em busca da amada. O que não é bem uma comparação agradável. No final, percebemos que ASSOMBRAÇÃO é uma espécie de continuação da temática da maternidade iniciada com VISÕES, que continua sendo o meu preferido dos filmes da dupla.

Para os próximos meses, mais cinema de horror oriental deve pintar na telona. O trailer de ALMAS REENCARNADAS, de Takashi Shimizu, já está sendo exibido nos cinemas, com previsão de estréia para o próximo dia 18. Já o outro filme de Shimizu, a versão americana de O GRITO 2, está previsto para outubro.

Nenhum comentário: