sexta-feira, maio 26, 2006

CURVA DO DESTINO (Detour)



Perguntado por Peter Bogdanovich sobre quais dos seus filmes são seus prediletos, Edgar G. Ulmer respondeu: O GATO PRETO (1934), CURVA DO DESTINO (1945) e MADRUGADA DA TRAIÇÃO (1955). A julgar por CURVA DO DESTINO, o único filme do diretor que tive a chance de ver, esses outros também devem ser preciosos.

Terminei de ler a entrevista que Ulmer deu a Bogdanovich, publicada no livro "Afinal, Quem Faz os Filmes". Infelizmente, não foi possível cobrir toda a filmografia do cineasta na entrevista, pois Ulmer morreu vítima de um derrame cerebral em 1972. Quando Bogdanovich falou com ele, ele já havia sofrido um derrame, mas estava bem recuperado. Diferente de Leo McCarey, que nem falar podia mais na entrevista, de tão doente que estava. Já Ulmer falou bastante, contando histórias interessantes sobre filmes obscuros de sua filmografia, como os filmes ídiches; um pouco de sua relação com Murnau, Fritz Lang e Lubitsch; e dos milagres que fazia com pouco ou nenhum dinheiro. Ulmer costumava fazer filmes inteiros em apenas seis dias. Havia exceções, como da vez que ele fez um peplum na Itália - ANÍBAL, O CONQUISTADOR (1960, disponível em DVD pela ClassicLine). Achei bonito a entrevista terminar com uma frase em que Ulmer diz: "procuro absolvição por todas as coisas que tive de fazer por causa do dinheiro."

CURVA DO DESTINO é um filme de menos de menos de 70 minutos de duração que flui que é uma beleza. É um dos melhores film noir já produzidos. Como é característica do gênero, há a figura do homem que entra numa fria, uma mulher que se apresenta como catalizadora dos problemas do sujeito e um ou mais cadáveres no caminho, potencializando a tragédia. Se bem que eu li um artigo que dizia que CURVA DO DESTINO é um exemplo de uma subcategoria do film noir, o chamado film gris (filme cinza). O filme de Ulmer não apresentaria o glamour geralmente encontrado nos noirs, além do fato de o protagonista ser um loser bem mais parecido com uma pessoa comum. Acho essa teoria até coerente, já que estamos falando de um filme B. Inclusive, até dizem que o film noir surgiu da falta de dinheiro dos pequenos estúdios para investir em iluminação e melhores câmeras. Interessante que o culpado do destino trágico do protagonista é justamente a falta de dinheiro, a busca por melhores condições de vida numa sociedade tão capitalista quanto a americana. O papel do dinheiro no filme é de fundamental importância.

Uma das curiosidades (mórbidas) relacionadas a CURVA DO DESTINO é que o protagonista (Tom Neal) foi preso por ter matado a própria esposa com um tiro na cabeça. Ele ainda escapou da câmara de gás e acabou pegando dez anos de cadeia por homicídio involuntário.

Nenhum comentário: