terça-feira, fevereiro 07, 2006

WOLF CREEK - VIAGEM AO INFERNO (Wolf Creek)



WOLF CREEK (2005), de Greg McLean, é filme que se assiste com o coração na boca, batendo forte entre os dentes. O filme me fez pensar sobre o quanto o terror e o suspense conseguem mexer com a gente de uma maneira mais física do que qualquer outro gênero. Há grandes chances que esse seja o grande filme de terror do ano. E o legal é que WOLF CREEK foi feito de uma maneira bem simples e econômica, fortemente influenciado pelo horror setentista de filmes como O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA e QUADRILHA DE SÁDICOS. Impressionante como tem surgido títulos inspirados nesse terror rural. E quem achava que os caipiras americanos eram esquisitos, precisa conhecer os australianos.

O filme é claramente dividido em duas partes, separadas por uma relativamente demorada tela preta. A primeira parte parece um documentário, com a imagem meio granulada, "documentando" a viagem de carro que um rapaz e duas moças fazem para Wolf Creek, o lugar que possui a maior cratera produzida por um meteorito no mundo. Desde o início, por mais que haja alguns momentos de alívio, causados pelo próprio subgênero road movie, o clima é de tensão. Afinal, sabemos que que aquela viagem vai acabar em tragédia. O que mais passava pela minha cabeça era a pergunta: qual dos três vai morrer primeiro? Os três atores são muito bons, lembrando o elenco de A BRUXA DE BLAIR, e o caipira australiano que oferece carona aos três consegue ser mesmo odioso.

O ideal é ver WOLF CREEK sem saber nada da história. Claro que quem não aprecia o gênero corre o risco de odiar o filme, mas, em geral, os fãs do cinema de horror têm adorado. Apesar das semelhanças com os filmes americanos citados, WOLF CREEK tem um diferencial e traz algumas surpresas até o final. É um filme bastante cruel para com seus personagens e a história é baseada num fato real. O filme já começa com uma estimativa do número de pessoas desaparecidas na Austrália. Várias delas nunca são encontradas. Acho que no dia que eu for pra Austrália, não vou sair de Sydney.

P.S.1: Coluna nova no Cinema com Rapadura. Dessa vez, aproveitando o hype em torno de O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN, listei dez filmes que abordam a problemática homossexual. Eu juro que a idéia de colocar foto de homem pelado não foi minha, mas da direção do site. Não que haja algo de errado com isso.

P.S.2: Vale a pena dar uma conferida no belo trabalho que o Chico anda fazendo na Liga dos Blogues Cinematográficos. Ontem foi o dia do anúncio dos indicados ao Alfred. Eu fui um dos cinco convidados para escrever um breve texto sobre os indicados a melhor filme do ano.

Nenhum comentário: