terça-feira, fevereiro 28, 2006

FAÇA ISTO! (Fallo!)

 

Quem tinha se decepcionado com a baixa voltagem erótica de LUXÚRIA (2002), filme anterior de Tinto Brass, eis que agora poderá se esbaldar com muita sacanagem, muita mulher gostosa e muitas situações excitantes. O mestre do erotismo prova que continua em ótima forma neste novo FAÇA ISTO! (2003), que saiu em DVD no Brasil pela Paris Filmes. Infelizmente a cópia oferece apenas áudio em inglês e português. Até o título brasileiro é uma tradução do título americano ("Do It"). Mas tudo bem. Os filmes italianos feitos por realizadores da velha guarda são todos dublados mesmo. Inclusive, quem foi ver EROS no cinema deve ter estranhado um pouco a péssima dublagem em italiano do episódio do Antonioni. 

FAÇA ISTO! é uma experiência de Brass em filmes de segmentos, repetindo o que ele já havia feito com P.O. BOX (1995), filme que eu não cheguei a ver. E se ele não fez uma obra de alto nível como TODAS AS MULHERES FAZEM (1992) ou O VOYEUR (1994), o quesito "sacanagem" está em alta. Cada um dos seis segmentos apresenta uma historinha bem picante de casais tentando aquecer suas vidas sexuais. O meu segmento preferido é aquele da praia, onde o sujeito pede para que sua namorada conte a ele os momentos em que ela o traiu. Para alegria do rapaz, a mulher o deixa na dúvida sobre se as histórias aconteceram realmente ou foram fruto da sua imaginação. Brass aproveita o aspecto misterioso da mulher nesse segmento. 

Mas não há muito espaço para sutilezas nos filmes de Brass e ele não tem o mínimo pudor em focar sua câmera nas bundas das mulheres. Falando em closes de bundas, o segmento mais fraco do filme é justamente aquele onde um homem e uma mulher jogam tênis. Brass aproveita o já conhecido tesão que os marmanjos têm pelas belas tenistas em suas mini-saias. O problema é que as atrizes desse episódio são feias. Mas esse episódio é exceção: a grande maioria das mulheres de FAÇA ISTO! é belíssima e as situações apresentadas são elevadoras. Se é que você me entende.

Nenhum comentário: