terça-feira, setembro 13, 2005

A TALE OF TWO SISTERS (Janghwa, Hongryeon)



Já faz uns dois meses que vi A TALE OF TWO SISTERS (2003), de Ji-woon Kim, um dos maiores representantes desse novo e criativo cinema sul-coreano. Como eu me perdi "um pouco" na história, não entendendo direito as revelações e os flashbacks do final, minha intenção era rever o filme para, só então, falar sobre ele aqui no blog. Pena que nesse fim de semana, ao colocar o disquinho no meu CD-ROM, ele não tocou. Deve estar com algum defeito. Uma pena. Antes que eu faça o download de uma nova cópia, vou logo escrever um pouco sobre o filme, tentando puxar da memória, até pra tirá-lo da minha listinha de obrigações. Numa outra ocasião, eu revejo com mais calma. Quem sabe quando eu comprar o meu DVD player que toca divx - ver filmes na tela do computador dá uma preguiça...

Uma das coisas que mais chama a atenção em A TALE OF TWO SISTERS é a parte técnica. A fotografia é de encher os olhos de tão bonita que é. A trilha sonora, com um belíssimo uso de música clássica, é também digna de nota.

Na trama, pai volta para casa com suas duas filhas adolescentes, depois de um tempo longe de casa. A mãe das meninas está morta e elas começam a entrar em conflito com a madrasta malvada. O bicho começa a pegar quando começam a aparecer estranhos ruídos na casa durante a noite. Ao mesmo tempo, uma das irmãs começa a sofrer violência verbal e física da madrasta. O final é surpreendente, com uma revelação bombástica do pai das meninas. Foi nessa hora que meu cérebro deu um nó e eu fiquei sem entender um monte de coisas. Definitivamente, A TALE OF TWO SISTERS é filme pra se ver pelo menos duas vezes.

Fiquei até mais tranqüilo lendo os comentários sobre o filme de alguns usuários do IMDB que também tiveram dificuldade de entender a trama. Alguns usuários do site ofereceram interpretações para o quebra-cabeças.

Quanto ao diretor Ji-woon Kim, está com filme novo, A BITTERSWEET LIFE (2005), que está sendo comparado aos trabalhos estilosos e violentos de Chan-wook Park, inclusive também se utilizando da temática da vingança.

P.S.: Tem coluna nova no ar no CCR. Dessa vez, o assunto é cinema nos tempos de internet.

Nenhum comentário: