domingo, setembro 11, 2005

FLECHAS ARDENTES / FLECHAS DE FOGO (Broken Arrow)



Esse foi o meu primeiro filme de Delmer Daves, diretor importante dentro do cinema americano clássico, mas geralmente pouco lembrado - nem está na lista de grandes diretores do Senses of Cinema ainda. Mas está entre os 31 cineastas importantes do livro "O Cinema Americano dos Anos Cinqüenta", de Olivier-René Veillon. Daves consagrou a década de 50 quase que inteiramente ao western. Ele resolvera se tornar cineasta depois de passar três meses no deserto do Arizona, em isolamento completo.

FLECHAS ARDENTES (1950) é um western saboroso, desses que contam muito bem uma história e nos apresentam personagens históricos que se tornaram mito, como o líder apache Cochise ou o rebelde Geronimo. O filme se passa em 1870, época dos conflitos entre os apaches e os brancos no território do Arizona. James Stewart é um homem que advoga para si mesmo a missão de entrar em acordo com Cochise (Jeff Chandler), homem temido pelos brancos e tido como um guerreiro perverso. A intenção inicial é pedir aos apaches que deixem passar os carteiros. Ao chegar lá sozinho e tendo aprendido a língua dos apaches, Stewart ganha o respeito do líder, formando ali uma amizade que os brancos não conseguiam entender. Pra completar, ele ainda se apaixona por uma jovem índia, interpretada por Debra Paget.

O filme é narrado de forma bem tradicional, com direito a narração em off do personagem de Stewart. O que o difere da maioria dos westerns do período é a questão do índio, vista com um olhar mais humanista e romântico. FLECHAS ARDENTES foi o primeiro filme classe A de Hollywood a tratar o índio como gente. James Stewart imprime ao herói do filme toda uma gentileza que já é típica da carreira do ator no gênero, diferindo-o de caubóis durões como John Wayne, Charles Bronson ou Clint Eastwood. Stewart, nos anos 50, estava protagonizando uma série de westerns para o cineasta Anthony Mann. FLECHAS ARDENTES foi feito no mesmo ano da obra-prima WINCHESTER 73, de Mann.

Vi que na locadora onde alugo esses DVDs também tem GALANTE E SANGUINÁRIO (1957), filme tido como ainda mais representativo do cinema de Delmer Daves.

Nenhum comentário: