quinta-feira, setembro 22, 2005

BASTIDORES DA COMÉDIA (Comedian)



Pra quem quer saber o que Jerry Seinfeld anda fazendo da vida é bom dar uma conferida no documentário BASTIDORES DA COMÉDIA (2002), que a Europa está lançando em DVD no Brasil. Uma pena que a distribuidora deixou de fora praticamente todos os extras da edição americana, ficando pra gente só o teaser trailer, que por si só já é genial.

Quem acompanhou ou pelo menos viu alguns dos episódios de SEINFELD (1990-1998) tem idéia da importância e do valor dessa sitcom extraordinária. Nunca houve (e talvez nunca haverá) uma série tão boa e tão original quanto essa maravilha criada por Jerry Seinfeld e Larry David.

Ver BASTIDORES DA COMÉDIA contribui ainda mais para aumentar o nosso respeito pelas pessoas envolvidas na série, em especial, Jerry Seinfeld. Isso porque, nesse documentário, vemos o quão difícil é fazer as pessoas rirem, preparar um repertório novo de piadas sobre coisas do dia a dia, azeitá-las até que fiquem perfeitas, ajustar o timing (isso é essencial), e aprender a ter autoconfiança e relaxamento, de modo que o humor pareça natural.

Tenho uma grande simpatia por esse estilo de comédia (stand up comedy) feita nos EUA e que muita gente aqui no Brasil acha sem graça. Os comediantes americanos têm o mérito de trabalhar com um repertório próprio, e não adaptando piadas populares ao seu estilo, como faz a grande maioria dos comediantes brasileiros.

O documentário segue Seinfeld por clubes noturnos onde ele faz os seus shows, mostrando, inclusive, um momento de vacilo do comediante, quando ele esquece completamente uma piada no palco e fica sem jeito tentando se lembrar. O detalhe é que até mesmo com essa errata, ele arrancava gargalhadas da platéia. Ao mesmo tempo, acompanhamos a difícil trajetória do novato Orny Adams, que sonha em ser tão ovacionado e respeitado quanto Seinfeld. Um dos momentos mais memoráveis do filme é quando Orny experimenta uma noite de sucesso e liga para todas as pessoas que conhece contando a boa notícia. Mas logo em seguida, ele volta a ficar triste e a se sentir miserável novamente.

Enquanto Julia-Louis Dreyfus, Michael Richards e Jason Alexander, seus parceiros de SEINFELD, amargaram fracassos tentando spin-offs em carreiras individuais, Seinfeld preferiu ficar na dele, voltando para os clubes noturnos e só aparecendo na televisão de vez em quando. Hoje, os órfãos da série tem que se contentar com as edições em DVD das nove temporadas (o que não é pouco, quem dera eu pudesse comprar todas) e com a nova CURB YOUR ENTHUSIASM, do seu antigo parceiro Larry David, e que hoje passa na HBO (eu, infelizmente, nunca vi nenhum episódio e torço para que seja lançada em DVD). No cinema, poderemos ouvir a simpática voz de Jerry na animação BEE MOVIE. Mas só em 2007.

Nenhum comentário: