quinta-feira, agosto 25, 2005

JUVENTUDE TRANSVIADA (Rebel without a Cause)



Valeu a pena demais rever JUVENTUDE TRANSVIADA (1955) em DVD, com a janela correta, em scope. Tinha visto o filme em VHS fazia uns quinze anos e não tinha gostado muito, apesar de me lembrar muito bem da cena dos carros passando por Natalie Wood. Dessa vez, além de mais maduro, estive mais preparado para um filme com um andamento mais lento. Nicholas Ray parece não ter pressa para contar a história. A cena em que os três protagonistas se encontram na delegacia de polícia é até bem longa e com ênfase na construção dos personagens.

JUVENTUDE TRANSVIADA não é uma unanimidade entre os críticos. Há quem considere o filme problemático no aspecto psicológico dos personagens. O filme é sobre a busca de uma figura paterna.

Jimmy, o personagem de James Dean, odeia que o chamem de covarde. Ele briga com quem tentar humilhá-lo. Sua cisma com o termo "chicken" vem da figura de seu pai, um sujeito muito gente boa, mas que não tem moral com a sua mãe. Ela faz dele o que quer, o humilha na frente dos outros e ele age com subserviência. E isso o incomoda muito. Ele até preferiria que o pai batesse na mãe. Seria mais honroso.

Judy (Natalie Wood) tem uma estranha relação com seu pai. Ele rejeita beijá-la como fazia antes quando ela era criança. Ela sente falta disso. Seria o "complexo de Electra". Ela põe batom para chamar a atenção do pai, que talvez até sinta alguma atração pela filha, mas prefere rejeitar esse sentimento.

Já Plato (Sal Mineo) nem tem a figura dos pais por perto. Ele busca em Jimmy a figura de um pai, já que Jimmy tem estilo, tem coragem. Não vimos no filme os pais de Plato, sempre ausentes - o pai não mora em casa e a mãe vive saindo. Quem mais cuida do rapaz é a empregada da casa.

O filme tem uma atitude "rock and roll" em sintonia com os eventos que a contracultura estava trazendo para o mundo. O ano de realização do filme é o ano em que o rock estava começando a bombar nas paradas de sucesso. Como o cinema americano em geral demorou a absorver a contracultura, JUVENTUDE TRANSVIADA antecipa a rebeldia juvenil que só apareceria com mais freqüência nos filmes dos anos 60.

Queria saber mais sobre os rumores de um possível envolvimento sexual de Nicholas Ray e James Dean e Ray e Natalie Wood durante as filmagens. Dizem que Ray chegou a ir pra cama com os dois. Natalie Wood, que só tinha dezesseis anos, teria sido seduzida pelo cineasta. E o interessante é que tanto Dean como Natalie eram carentes de uma figura paterna. As más línguas também dizem que havia tensão sexual entre Dean e Mineo. Assim como acontece com os personagens do filme. Engraçado como a vida e a arte às vezes se confundem.

Nenhum comentário: