terça-feira, julho 26, 2005

O SEGREDO DE VERA DRAKE (Vera Drake)



Antes de me dispôr a escrever sobre O SEGREDO DE VERA DRAKE (2004), fui dar uma lida no que eu tinha escrito sobre AGORA OU NUNCA (2002), o filme anterior de Mike Leigh. Não gostei de AGORA OU NUNCA. Me incomodou ver tanta gente reclamado de suas vidas miseráveis. Tem época que eu estou assim mesmo, de saco cheio de quem reclama da vida, chegando até a me voltar contra coisas que eu gosto, como canções dos Smiths ou do Morrissey, por exemplo. Aliás, o problema não é nem o fato de reclamar, mas de ter pena de si mesmo. Mas isso é cíclico e vez por outra eu acabo curtindo de novo as choradeiras.

Os filmes mais famosos de Mike Leigh são cheios dessas pessoas pobres e tristes vivendo no Reino Unido. SEGREDOS E MENTIRAS (1996), provavelmente seu melhor filme, tem a vantagem de fazer rir, de misturar as lágrimas com o riso. GAROTAS DE FUTURO (1997) pinta tão feiosamente seus personagens que chega a dar enjôo. AGORA OU NUNCA é um poço de autocomiseração.

O SEGREDO DE VERA DRAKE é bem melhor. É parecido com os outros três, mas traz um tema bem mais interessante, que é o do aborto. A história se passa nos anos 50. A Vera Drake do título (Imelda Staunton) é uma senhora casada e mãe de dois filhos já adultos que trabalha de faxineira na casa de uma família rica. Ela "ajuda" moças a se livrarem de uma gravidez indesejada sem cobrar nenhum tostão. Extremamente generosa e prestativa, também cuida da mãe doente e ajuda aqueles que estão em situação ainda menos favorável que a dela. Tudo segue sua rotina normal até que a polícia descobre que Vera adota essas práticas ilegais.

Imelda Staunton faz uma interpretação brilhante. Destaque para o momento em que ela se vê surpreendida pela polícia durante uma festa em família. A câmera focalizada em seu rosto durante alguns segundos, enquanto ela expressa sentimentos dos mais diversos. Também me chamou a atenção a técnica que ela usa para provocar o aborto.

O filme ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza e Imelda Staunton, além de ter sido indicada ao Oscar, recebeu vários prêmios na Europa.

Nenhum comentário: