terça-feira, julho 12, 2005

BREAKING NEWS - UMA CIDADE EM ALERTA (Dai Si Gein / Breaking News)



O que mais me chamou a atenção nesse BREAKING NEWS (2004), do cineasta Johnnie To, foi sem dúvida o plano-seqüência inicial, de cerca de oito minutos. Esse plano mostra uma tentativa de assalto de uma quadrilha, seguido de um tiroteio com a polícia. A câmera mostra, sem cortes, o pequeno grupo massacrando a polícia de Hong Kong, apesar de esta estar em maior número durante o tiroteio. Uma vergonha para a força policial que, na tentativa de salvar sua reputação, transforma a caça aos bandidos num show televisionado para todo o país.

Tanto pelo citado plano-seqüência inicial, quanto pelo uso de split-screens durante a cena do cerco no prédio, a direção de Johnnie To lembra o Brian De Palma de filmes como OLHOS DE SERPENTE e FEMME FATALE, pra citar dois títulos que mais apresentam o virtuosismo do diretor. Mas, se por um lado temos um super-filme de ação, por outro, os personagens não conseguem nos envolver. Os que mais se aproximam disso são os personagens do bandido (Siu-Fai Cheung) e dos inspetores de polícia, interpretados por Nick Cheung e Kelly Cheng. Kelly, inclusive, é uma estrela pop em Hong Kong, o que despertou algumas críticas negativas ao filme no oriente. Falaram que ela não convence no papel de policial.

Ainda assim, uma das coisas que mais me passava pela cabeça enquanto estava vendo BREAKING NEWS era que este é um filme para ser visto no cinema. Na telona. Se o mercado exibidor brasileiro infelizmente nos priva desse privilégio, só nos resta aproveitar que o lançamento em DVD pelo menos foi respeitoso com o filme, conservando seu formato scope. O som também está muito bom.

Só recentemente ouvi falar em Johnnie To. E olha que ele faz filmes desde 1980. Nos últimos anos, seus filmes têm estado mais presentes nos festivais de cinema, saindo um pouco do gueto do filme de gênero e ganhando status de filme de autor. No último festival de Cannes, por exemplo, foi exibido ELECTION (2005), seu mais recente trabalho. Aqui no Brasil, não sei quantos filmes dele foram lançados. Pesquisando na internet, vi que RUNNING OUT OF TIME (1999) saiu com o título de JOGO DA VINGANÇA.