quinta-feira, dezembro 23, 2004

TODO MUNDO QUASE MORTO (Shaun of the Dead)



E o culto a George Romero continua com todo gás. Nos últimos tempos, os filmes de zumbis voltaram a se popularizar. Esse ano, além da refilmagem espetacular de DAWN OF THE DEAD, dirigida por Zack Snyder, tivemos a grande notícia de que o velho Romero voltaria para dirigir um quarto filme da série dos mortos-vivos, chamado LAND OF THE DEAD. E eu de curioso, fui olhar agora no IMDB e vi que o novo filme vai ter no elenco Asia Argento e Dennis Hopper, além de participações especiais de Edgar Wright e Simon Pegg no "papel" de zumbis. Wright e Pegg são justamente o diretor e o ator principal de TODO MUNDO QUASE MORTO (2004), deliciosa sátira à Trilogia (agora tetralogia) dos Mortos de Romero, especialmente ao segundo, o DAWN OF THE DEAD. Percebe-se que Romero gostou tanto desse filme que até ficou amigo dos ingleses. E pra eles deve estar sendo uma honra participar de um filme de um grande ídolo da adolescência.

TODO MUNDO QUASE MORTO é mais um filhote dos zumbis de Romero. Em alguns aspectos, até tem mais semelhança com o filme original do que a refilmagem americana. Em primeiro lugar, no filme inglês os zumbis são bem lesados como nos filmes de Romero, diferentes dos zumbis atletas do filme de Snyder. E depois tem a famosa cena dos zumbis comendo as tripas de um sujeito no filme do Romero e que não aparece na refilmagem e aparece no filme de Edgar Wright, ainda que de longe.

A Working Title, especializada em comédias românticas, teve a boa idéia de brincar com o gênero que a consagrou, fazendo um mix com o subgênero "filme de zumbi". Na história, Shaun é um cara atarefado e sem muito tato que está prestes a perder a namorada, que vive reclamando dele. Enquanto Shaun sofre por amor, bebendo com o amigo loser num pub chamado "Winchester", Londres começa a ser invadida pelos mortos-vivos.

Interessante como a adaptação dos filmes de zumbi para Londres, lugar onde nem a polícia anda com armas de fogo, tornou as coisas um pouco diferentes, já que estamos acostumados a ver zumbis levando tiro na cabeça. Dessa vez, na falta de armas de fogo, Shaun e os amigos tinham que se virar com qualquer objeto sólido que aparecesse pela frente. Engraçada a seqüência em que eles atiram até discos de vinil nos zumbis e têm que escolher quais discos jogar fora. Não lembro direito quais discos eles jogaram, mas lembro que um do Dire Straits foi esmigalhado na cabeça de um dos zumbis.

A música, inclusive, é um elemento importante no filme. Especialmente duas canções do Queen, banda que hoje em dia eu parei de ouvir, acho até um pouco cafona, mas que no filme ficaram bem adequadas às situações. As duas escolhidas foram "Don't stop me now" e "You're my best friend". Essa última achei bem gostosa de ouvir no DVD.

TODO MUNDO QUASE MORTO é tão divertido que nem se nota o tempo passar. As seqüências gore são bem realizadas e explícitas, mas não deixam o filme pesado. No DVD, além de áudio de comentário (legendado) com o diretor e o ator principal (os dois são roteiristas do filme), tem cenas deletadas, uma apresentação dos rascunhos iniciais do projeto (um pouco chato), trailers e explicações sobre algumas dúvidas que se poderia ter na história do filme. E a imagem está linda e em widescreen 2,35:1.

Nenhum comentário: