quinta-feira, novembro 11, 2004

CHANG CHEH EM DOIS FILMES



Sim, eu fui uma das pessoas que nunca tinham visto um filme dos Shaw Brothers e que ficaram curiosas ao ver a apaixonada homenagem que Tarantino prestou às produções do estúdio em KILL BILL. Movido pela curiosidade e aproveitando o lançamento em DVD de alguns dos filmes do lendário estúdio pela China Video, aluguei duas amostras do cinema de Chang Che, o mais cultuado dos diretores que trabalharam para os Shaw Brothers. (Ao que parece, minha busca pelas obras que serviram de referência à obra-prima de Tarantino ainda está longe de acabar.)

Chang Cheh foi um cineasta bem prolífico. Em seu período mais produtivo (anos 70), chegou a dirigir 8 filmes num único ano. Nem se sabe ao certo quantos filmes ele dirigiu. Estimativas variam entre 72 e 100 filmes. Lendo sobre Cheh no site Senses of Cinema (na essencial seção Great Directors), fiquei bem curioso para ver CRIPPLED AVENGERS (1978), filme sobre cinco deficientes (um cego, um surdo, um mudo, um aleijado e um idiota) que se reúnem para se vingar do homem que os deixou naquele estado. Inclusive, os cinco atores que interpretam os vingadores aleijados são os mesmos que estão em OS 5 VENENOS DE SHAOLIN (1978), filme que tive o prazer de assistir recentemente.

OS 5 VENENOS DE SHAOLIN (Wu Du / Five Venoms / Five Deadly Venoms)

A história de OS 5 VENENOS DE SHAOLIN é bem complicada. Por sorte, gravei o filme numa fitinha VHS para rever e esclarecer um pouco mais a trama pra mim. A história é sobre um jovem discípulo (Yang Tieh) que tem a missão de descobrir o paradeiro dos Cinco Venenos, assim chamados os ex-pupilos de seu mestre que foram treinados no passado em cinco diferentes estilos: Centopéia, Lagarto, Sapo, Escorpião e Cobra. A tarefa não é fácil, já que os Cinco Venenos usavam máscaras e nenhum deles conhecia a identidade do outro. Desse modo, o jovem Tieh vai entrando numa trama de assassinato, tortura e mistério. Esse é o tipo de filme que, mesmo tendo uma trama complicada, mantém o interesse até o fim, dando vontade de revê-lo mais algumas vezes, seja pelo simples prazer estético, seja para rever as lutas, seja para tirar algumas dúvidas.

O TEMPLO DE SHAOLIN (Siu lam ji / Shao Lin si / Death Chamber / Shaolin Temple)

Já a trama de O TEMPLO DE SHAOLIN (1976) é bem mais fácil de acompanhar. A exemplo de filmes como O COLOSSO DE RHODES, de Sergio Leone, e TITANIC, de James Cameron, que mostram o comportamento de um grupo de pessoas, momentos antes de uma destruição histórica, nessa obra de Chang Che, testemunhamos o aprendizado e os métodos de treinamento usados no Templo de Shaolin, lugar considerado o berço do kung fu, durante os meses anteriores à destruição do lugar.

Vale destacar que as cópias dos DVDs da China Video são de excelente qualidade, valorizando a bela fotografia em scope (ou Shawscope), o trabalho de direção de Cheh, os enquadramentos e os combates muito bem coreografados. Os DVDs vêm com vários trailers de outros filmes lançados pela China Video e o de O TEMPLO DE SHAOLIN ainda vem com entrevistas com dois atores do filme.

Agradeço ao Otávio, especialista em filmes de kung fu, que me forneceu os cartazes chineses dos filmes.

Nenhum comentário: